quinta-feira, 8 de maio de 2008

Portas abertas para a Ciência e a Tecnologia

Depois do Fórum Mundial e do IguaCine, é a vez da SBPC entrar com tudo em Nova Iguaçu.


Por Flávia Ferreira

A Reunião Regional da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) foi aberta na tarde da última quarta-feira, no teatro do SESC de Nova Iguaçu. Participaram da solenidade personalidades do meio educacional, político e cientifico. O prefeito Lindberg Farias, que se disse orgulhoso porque a cidade administrada por ele está sediando um evento importante para a sua formação política, abriu os trabalhos.

O presidente da SBPC, o matemático Marco Antônio Raupp, explicou que a instituição, feita por amigos da ciência e por pessoas que se preocupam com o futuro da nação, trabalha com três vetores. “O primeiro é a desigualdade regional e intra-regional”, disse o presidente da sociedade. “O segundo é a evolução científica e terceiro, a educação na inclusão.” Esses três vetores colocam a SBPC no centro dos debates nacionais e, dessa forma, o fato de ela estar sendo apresentada aqui inclui a Baixada no mundo cientifico, político, econômico e educacional. “Nossos debates se entendem para todos os cantos sociais.”

Lindberg Farias insistiu na importância de que a reunião traga resultados concretos para a Baixada Fluminense e, por extensão, para Nova Iguaçu. “Só vamos lucrar se a gente aproximar as experimentações deste evento com as escolas” – disse o prefeito.

Para a ex-secretária de Educação de Nova Iguaçu, a vereadora Marly de Freitas, eventos como a SBPC atraem o olhar estrangeiro para a Baixada. “Isso facilita a discussão da educação”, disse. “Nós vamos discutir educação não só para o professor de ciência, mas para alunos, crianças e pessoas leigas.” Marly acredita que este é o caminho para fazer uma educação diferente.

A SBPC estará acontecendo tanto em Nova Iguaçu quanto em Duque de Caxias. Serão cinco dias de descobertas, experimentações, e articulação com a ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...