sábado, 8 de novembro de 2008

Entre as novelas

Jéssica aprendeu a dizer a verdade desde
a infância
Por Desirée Raian

Jéssica de Oliveira Ramos tem 16 anos e mora com seus pais (Irani de Oliveira e João Batista Ramos) o irmão mais novo (Leonardo de Oliveira Ramos) e a avó (Alzira Abreu de Oliveira).

Jéssica aprendeu desde cedo que o diálogo é a base de tudo. Vinda de uma família bem estruturada e unida, teve uma educação maravilhosa, e desde nova ela já vem demonstrando frutos dessa educação: aos nove anos, decidida a sair de escola particular para a pública, sentou com os pais na sala de casa para conversar e dizer que queria o dinheiro gasto na escola particular fosse gasto de outra forma. "O ensino de escolas públicas não é tão ruim", argumentou.
Hoje com 16 anos, Jéssica vê sua família como um símbolo de união, persistência, coragem e perdão. "Pode-se dizer que é um exemplo de família", acredita.

O dia de Jéssica começa cedo, com o pai coruja no quarto. "Ele é muito brincalhão, e eu acordo já rindo", conta. As conversas com a mãe se dão entre a higiente matinal e o café da manhã. "Nessas horas, a gente passa discute o que vamos ou não fazer durante o dia."

Grudados
Jéssica não tem um diálogo único e exclusivo com um único membro da família. "Me dou bem com todos." O irmão Leonardo é seu fã. "Vive grudado em mim", conta. A conversa dos irmãos tem como tema música, jogos e amigos em comum. "Geralmente, a gente se fala no meu quarto." A pessoa com quem Jéssica menos conversa em casa é a avó, e quase sempre sobre trivialidades.
Os passeios de bicicleta nos fins de semana também servem para colocar em dia as conversas entre Jéssica e o pai.

A única hora em que sua animada e unida família faz um silêncio sepulcral é durante a novela. "Pouquísismas vezes a gente faz rápidas comparações entre um dos membros da família e um ator da novela." Quando a novela acaba, a vida volta à normalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...