segunda-feira, 27 de julho de 2009

Um novo desafio a cada dia

FORMAÇÃO

Para a mediadora Flávia Costa, paciência é a palavra chave
por Mayara Freire

"Cada dia é um aprendizado”, afirma a mediadora Flávia Costa, de 26 anos, sobre sua vivência nas oficinas do Bairro-Escola no colégio Ruy Afrânio Peixoto, em Miguel Couto. Nascida em Nova Iguaçu, a estudante de letras entrou no projeto em fevereiro e conta que aprendeu ter paciência com os alunos e a compreender o que eles esperam do mundo. "Percebo o quanto somos importantes para eles. Eles constantemente nos mostram como querem ser no futuro. Vejo que podemos contribuir na formação”, diz.

Flávia conheceu o projeto por intermédio de uma amiga, que a convidou para conhecer as oficinas. Encantada com a possibilidade de lidar com a diversidade e com o universo das crianças, ela resolveu trocar os dez anos de experiências em outras áreas para vestir a camisa do Bairro-Escola. “Isso é justamente o que quero melhorar cada vez mais”, conta.

Entretanto, as dificuldades não são poucas. Flávia avalia e considera importante ter consciência destes aspectos para uma realização mais proveitosa de seu trabalho. Tentar superar é seu lema, seja a falta de estrutura das escolas, evitar dispersão dos alunos ou até mesmo a diferença de personalidade entre os pequenos. “É a primeira vez que trabalho com um público carente, tendo que superar a falta de materiais e parceiros. No entanto, percebo o quanto aprendi neste contato. Cada dia é um desafio novo”.

A expectativa da mediadora sobre as próximas formações é grande, pois serão oferecidos diversos tipos de atividade que podem ser trabalhados com crianças. Flávia espera aprender novidades por intermédio das quais os alunos possam assimilar mais o conteúdo das oficinas e conquistar a atenção deles no dia a dia. Para ela, essa tarefa não é nada fácil.

Ela fez uma avaliação e destacou os principais pontos sobre a importância da cultura na vida deles. “Temos um papel fundamental em transmitir brincadeiras, pois despertamos a cultura e o lúdico nas crianças. Isso é essencial nessa fase e, por isso, acho que somos capazes de mudar vidas”, finaliza.

Interatividade:
Você tem paciência com criança?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...