sexta-feira, 3 de julho de 2009

Livro + internet

MIGUEL COUTO

O velho e o novo ampliando o conhecimento
por Camilla Medeiros

Como eram as pesquisas escolares no seu tempo? A garotada da Escola Municipal Janir Clementino sabe responder muito bem a essa pergunta. E foi a escola quem forneceu todos os instrumentos para isso. Engana-se aqueles que pensa que as crianças de hoje só sabem copiar e colar o que veem na Internet. Pode-se dizer que a criança de hoje utiliza o melhor, tanto no mundo dos livros como da Internet.

"Os livros tem a facilidade de estar sempre a mão, e a Internet tem a variedade. Quando faço minhas pesquisas vou primeiro a biblioteca, e depois aumento as informações na Internet”, revela Gabriel Taíde, de 11 anos.
A escola forneceu há um tempo atrás um curso básico de informática para seus alunos, que agora já manejam muito bem essa ferramenta. “Aprendi aqui na escola a usar o computador, e sei tão bem que convenci minha mãe a comprar um lá pra casa. Além de me ajudar na escola, ainda posso praticar tudo o que aprendi”, conta Joyce Cristine, de 13 anos.

Quem não tem a facilidade da Joyce, pode contar com computadores da própria escola que estão à disposição dos alunos para essas tarefas escolares. “A gente tenta disponibilizar todos os recursos possíveis para que o aluno possa cumprir da melhor forma suas tarefas, aprendendo a manusear, e utilizar a informação”, conta Claudia, coordenadora pedagógica.
O que importa não é se a Internet é o meio mais utilizado para pesquisa, mas sim como esse recurso somado aos outros podem garantir o melhor aproveitamento para o aluno. “Tentamos mostrar ao aluno que a Internet por si só não basta, é preciso recorrer aos livros também para garantir bons resultados nas pesquisas. Não se pode esquecer que na Internet há muitas informações falsas, por isso o trabalho de comparação entre essas duas ferramentas é indispensável”, lembra Cláudia.
Mais do que uma lição de inclusão digital, a escola nos dá uma lição de como se utilizar melhor esse meio de comunicação largamente difundido nos dias atuais.


Interatividade:
A internet substitui o livro numa pesquisa?

Um comentário:

  1. Muito boa essa matéria.

    Eu acho que a Internet não substirui o livro. Aho que, como diz na matéria da Camilla, ela veio para somar! Show!!

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...