sexta-feira, 31 de julho de 2009

A chapa esquentou

MINISTRO NA BAIXADA

Em visita à Baixada, ministro Juca Ferreira acende debate sobre descentralização da cultura
por Lucas Lima

O ministro da cultura, Juca Ferreira, esteve em Mesquita esta semana para discutir mudanças na Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei nº 8.313, conhecida também por Lei Rouanet.

Essa lei tem o objetivo de incentivar a cultura nacional através de incentivos fiscais, onde empresas e cidadãos aplicam uma parte do seu Imposto de Renda em ações culturais. Esses incentivos fiscais proporcionam a intensificação da cultura, uma vez que as empresas tem cada vez mais patrocinando cultura, o que faz a marca se valorizar perante o seu público.

Atualmente, 6% do imposto de renda de pessoas físicas e 4% de pessoas jurídicas estão disponíveis para esse investimento cultural. Esse valor que parece relativamente pequeno proporcionou mais de um bilhão em incentivo à cultura no ano passado, segundo o ministério da cultura. Mas será que a sociedade e a militância cultural da Baixada Fluminense sabem realmente o significado dessa lei, os seus defeitos e as mudanças propostas?

“Sei que essa lei existe há 18 anos e contempla apenas 3% dos ativistas culturais”, diz Anderson Barnabé, 39 anos. Anderson diz ser a favor da mudança da lei. “Ela precisa ser redemocratizada porque beneficia apenas os artistas de nome nacional. Os produtores de periferia não são contemplados e já é tarde para se pensar em fazer uma redemocratização. Sou a favor de ela sofrer mudanças”, conclui o coordenador da Escola Livre de Música Eletrônica.

Outras pessoas compartilham do mesmo ponto de vista de Anderson. A ativista cultural Líbia Oliver, 30, diz que não está muito por dentro da lei, mas pelo pouco que sabe defende a mudança da mesma. “Sou a favor da lei se ela for igualmente dividida. Acho que os projetos grandes ganham todo o dinheiro. As produções pequenas não ficam com nada”.

Quem também está a favor da mudança é o coordenador executivo do projeto Crescer e Viver, Junior Perim, 34. “Sou totalmente a favor da mudança do ministério, os defeitos são mostrados pelo próprio ministro Juca Ferreira. O erro mais gritante é a concentração de renda em uma classe que já possui o dinheiro”, diz ele.

Contrariando a maioria, existem os artistas que são contra a Lei Rouanet, como Leandro Bastos, de 29 anos. “Do jeito que a lei se apresenta, sou contra. Um projeto de um cinegrafista de renome custa três milhões, esse dinheiro seria suficiente para fazer, no mínimo, uns cinco filmes”, calcula o ator teatral. “Outro exemplo: um show do Caetano Veloso não precisa de patrocínio, o dinheiro dele e o dinheiro de bilheteria já cobririam o evento”, conclui.

Tiago Mendes, que também é ator teatral, compartilha a mesma opinião de Leandro. “Sou contra. As empresas não deviam patrocinar nada. Esse dinheiro deveria ir para o ministério e o mesmo repassar para projetos que a população realmente precisa”. E toca em outro ponto de grande importância. “Além de construir uma estrutura que permita a essas produções chegarem até a população. Não adianta ter produções se elas não podem ser apresentadas”, diz o ator, de 30 anos.

Um terceiro grupo, de não ativistas culturais, também se manifestou sobre a tão discutida lei. O bancário Lucimerio Santos não sabe muito sobre essa lei, porém a julga de grande importância. “Não sei muito da lei, mas, de maneira superficial, acho que ela é uma boa porque incentiva a cultura, o que é uma necessidade no Brasil”.

Ainda nesse ano a lei Rouanet deve sofrer mudanças desenvolvidas pelo próprio Juca Ferreira. Como o próprio ministro disse no encontro da ultima terça-feira, “A lei é pouco democrática e centraliza demais o poder nas mãos daqueles que já o tem”.

Interatividade:
O que os artistas da Baixada devem fazer para receber mais incentivos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...