quinta-feira, 2 de julho de 2009

Parceira de todas as horas e escolas

JARDIM NOVA ERA

Associação dos moradores de Nova Era se torna parceira de todas as escolas do bairro
por Edson Borges Geoeducador e Fernanda Bastos da Silva

A associação de moradores do bairro Jardim Nova Era em reunião com o supervisor Felipe Barbosa Carvalho, 26 anos, da Equipe de Pesquisa de Campo do Programa de Apoio aos Parceiros do Bairro Escola (PAPBE) – em cooperação entre a Prefeitura Municipal e o Programa de Apoio ao Trabalhador Autônomo, ATA, do Governo Federal, firmou parceria conjunta com as quatro escolas do Bairro que comportam cerca de dois mil alunos. Este foi o primeiro passo na cerimônia de casamento das escolas de Nova Era com os parceiros do Bairro Escola.

Tudo começou a partir da iniciativa de Valéria Zabot, 41 anos, diretora da Escola Municipal Profª Dulce de M. Raunheitti Ribeiro. Ela procurou Eliane Leocardo, 42 anos, presidente da associação de moradores e sua amiga para solicitar parceria com a escola. Após dar sinalização positiva, Eliane procurou também as outras três escolas (Leopoldina M. B. de Barros, Nova Era, conhecida como “Brizolinha” e Milton Gonçalves) para oferecer parcerias. Tais parcerias foram finalmente firmadas na reunião, com todo os trâmites burocráticos, entre eles o Pré-diagnóstico.

Com 24 anos de fundação e 22 de registro (CNPJ) a Associação dos Moradores de Jardim Nova Era é um espaço comunitário que fica na Rua Alcir Brasil, nº 492. Ela oferece apoio à população através de ofícios de reivindicação de serviços públicos e privados e com alguns projetos de iniciativa da associação como oftalmologia para a população (que irá reiniciar em julho) e o evento de incentivo à leitura “Histórias com Pipoca” (realizado todo ano) além de parcerias como o Mova Brasil da Petrobras, oferecendo Alfabetização na modalidade Jovens e Adultos.

A presidente Eliane ainda participa da Associação de amigos e portadores de Lupo - Pedro Ernesto, UERJ - e do Centro Cultural Ação da Cidadania (este último com um comitê da associação). Com cerca de um ano no cargo, a líder comunitária vê no Programa Bairro Escola uma iniciativa para trazer desenvolvimento para o bairro. Ela afirmou que a população, que esperou por 40 anos o saneamento e pavimentação das ruas, se orgulha do fato de restarem apenas 7 para a conclusão das obras. A respeito do “casamento” com as escolas e parceiros ela diz “o sol nasceu para todos e podemos todos crescer e brilhar juntos sem nenhum apagar o outro”.

Durante a reunião com o PAPBE - ATA, Eliane sugeriu, dentre as oficinas descritas no pré-diagnóstico, as de Pintura, Dança, Capoeira, Xadrez, Escultura, Desenho, Fotografia, Ginástica, Língua Estrangeira, Tênis de Mesa, Circo, Viveiro, Horta e Recreação. Felipe complementou que algumas delas poderão ser realizadas pela galera do Projovem que foi capacitada para aplicá-las.
A apresentação da equipe do Jovem Repórter foi feita diretamente pelo CPP da E. M. Leopoldina M. B. de Barros, André Felipe Moreira, 36 anos. Ele, que é “casado” com a Escola Dulce a partir de sua esposa, a também CPP Telma Cristina Brandão Moreira, 32, ficou feliz em ver suas expectativas se concretizando. Como ele já possui experiência nas quatro escolas do bairro, ressaltou que espera que a ação seja promotora de diminuição da ociosidade das crianças. Em suas palavras “agora ninguém vai ficar a toa em Nova Era”.


Interatividade:
Se você é de Nova Era, diga quais outras oficinas gostaria que fossem oferecidas no bairro.

2 comentários:

  1. muito discurso e nemhuma ação,vejo muito bla,bla bla,muita gente querendo se dar bem,posto de saude sem medicos,sem remedios,marcaçãode exame que demora 5 meses,escola onde as cardapios das escola que não passa de macarrão com salsicha todos os dias,lampadas que não se acede lampadas que não se apaga,ruas que não sujas e emburacadas

    ResponderExcluir
  2. projeto de contenção da encosta na serra de madureira ,projetado pela uerg em 1997 que estava orçado e averbado,quando sera executado,
    e a serla? e as galerias de agua pluvial? porque amigo estas manilhinha não aguenta tantas vertentes de descida de agua da serra ,tome distancia vai ate o palmares dê uma olhadinha para serra e veja,pense ,se eu tenho razão um abraço.

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...