segunda-feira, 6 de julho de 2009

Impressões brasileiras

JARDIM PERNAMBUCO

Jornal ajuda a integrar escola, família e bairro
por Mayara Freire

“O Brasileirinho” é um jornal criado por mediadores da Escola Municipal José Ribeiro Guimarães, através do Bairro-Escola e do Mais-Educação. Nele, crianças se tornam repórteres ao pesquisar, apurar e produzir textos sobre a vida do bairro. Os principais temas selecionados são eventos do colégio, cultura local, como o levantamento de brincadeiras antigas, e a busca por personagens marcantes da região.

Segundo um dos mediadores do projeto, Gustavo Costa, a intenção é integrar a escola com o bairro. “O foco é incentivar eles a terem um ponto de vista diferente sobre o lugar em que moram e convivem. Com isso, conversam com os moradores do bairro, descobrem histórias interessantes deles. Isso faz despertar outros valores, como respeito ao próximo, com vizinhos e qualquer pessoa mais velha.”

O trabalho é feito com todas as crianças do horário integral. Com gravador e registros fotográficos, eles já conseguiram descobrir histórias curiosas e instigantes. Uma delas foi o trabalho dos moradores com o Rio Botas. Local onde concentra poluição, as crianças reportaram a atitude dos moradores que capinaram e plantaram flores de diversas cores ao redor do rio. “Ao se depararem com engajamentos deste tipo, eles podem aprender outros valores. É importante se preocuparem com o lugar em que vivem. Eles perceberam que qualquer iniciativa, por menor que seja, pode transformar a vida deles”, contou o mediador Gustavo.

Os alunos também prepararam perfis de personagens conhecidos do Jardim Pernambuco. Há entrevistas com pessoas do comércio local, como a senhora que vende “geladinho” e um conhecido senhor morador de rua. “Eles inventam as perguntas e fazem um levantamento da história de vida dessas pessoas simples. Após conhecê-los, acabam respeitando mais o próximo e os veem com novos olhos”, complementou Gustavo. De acordo com o mediador, a próxima pauta será escrever sobre a senhora apelidada de “Velha da Cosquinha”. Comentada por todos, é figura conhecida por gostar de correr atrás das crianças para fazer “cosquinhas”.

A aluna Ane Caroline Lima, de 10 anos, contou o que mais gosta no projeto. “Adoro entrevistar as pessoas. Procuramos saber tudo o que acontece por aqui”. Ana Carolina Correa, 8, concorda com a colega. “Também gosto de entrevistar e conhecer pessoas diferentes. Quero ser jornalista quando crescer”, disse.

O Brasileirinho será um jornal quinzenal e em breve terá sua primeira tiragem. Novos computadores ainda irão chegar na escola para auxiliar a produção e elaboração do jornal pelos alunos. A coordenadora de aprendizagem da escola, Guilhermina Abrante, destaca a importância do projeto. “Acho maravilhoso eles participarem e gosto de ver como eles se interessam em colaborar. É um meio de comunicação diferente, que desperta muito interesse por eles. Será bom, pois eles vão aprender trabalhar em equipe, respeitar uns aos outros. Além disso, é gratificante para eles ver o texto que eles mesmos fizeram em um jornal impresso”.



Interatividade:
Sugira uma pauta para os alunos da Escola Municipal José Ribeiro Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...