sexta-feira, 17 de julho de 2009

Pé de serra



Mediadora une cultura rural e urbana em prol do aprendizado
por Marcele Batista

A mediadora cultural Isamélia de Brito Braga, 38 anos, realiza no bairro de Adrianópolis um projeto que junta a sua profissão de gestora ambiental com o seu estágio de mediadora do Bairro-escola, integrando cultura e o meio ambiente em um local considerado por muitos como a zona rural de Nova Iguaçu. “A cultura das crianças desta área é de subir em pé de serra e escorregar”, explica. O objetivo do projeto é trabalhar esta cultura rural e uni-la à região urbana.

Uma de suas realizações é o blog onde descreve todas as atividades da Escola Municipal de Adrianópolis. O blog é divulgado via orkut e pelo famoso boca-a-boca, facilitando a comunicação e divulgação de seus trabalhos. Mas a comunidade em torno da escola e os alunos não tem conhecimento sobre o blog porque não possuem acesso a internet.

Fora isso, Isamélia pretende, contando com a ajuda de seus quase 80 alunos, realizar um projeto ecológico que consiste na realização de uma trilha que começa nos terrenos da escola e sobe em meio à mata atlântica. “No final encontraríamos uma “ecocasa” onde aprenderíamos mais sobre a região.

Essa e outras ideias podem ser apresentadas na capacitação realizada nas segundas-feiras, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro. Nela, a mediadora aprendeu a lidar com as crianças, aproveitando a proposta da Secretaria de Cultura e adaptando às necessidades da escola. No entanto, ela acha que as palestras deveriam ser mais concretas e praticáveis, e que os materiais deveriam ser em abundância. “Daqui para frente não tenho noção de como será, porque o Faustini é imprevisível”, disse ela. Além da capacitação feita pela prefeitura, ela também participa de uma oferecida pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), onde são formados educadores ambientais.

Interatividade:
Nova Iguaçu é uma cidade urbana ou rural?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...