segunda-feira, 6 de abril de 2009

Invasão anime completa seis anos

Festa de seis anos do Anima Shinta Wine lota Sylvio Monteiro
por Josy Antunes // foto Getúlio Ribeiro

Mais uma vez, uma pequena multidão de jovens invadiu o teatro do Espaço Cultural Sylvio Monteiro para celebrar a paixão pelos desenhos animados japoneses, mais conhecidos como animes. Tem sido assim desde os dias 04 e 05 de abril de 2003, quando Marcelo Shinta promoveu o primeiro Anima Shinta no Sesc de Nova Iguaçu. O evento, batizado dessa forma em homenagem ao bordão do personagem Ken Shin, ocorre há seis anos no último fim de semana de cada mês. Há pouco tempo o nome passou para Anime Shinta Wine devido a um outro desenho.

O evento cobra entrada de R$5, mas quem leva um quilo de alimento não perecível, que são recolhidos para doação ao projeto “Amar é viver”, ganha um desconto de R$ 1. Talvez não fizesse diferença para os cerca de 500 jovens que circulam pelo teatro das 10h às 17h, à procura de acessórios, games, brindes e disputas de fantasias. Embora jamais tenha havido confusão no Anima Shinta Wine, o organizador faz questão de contratar seguranças para revistar todos os jovens na entrada. Dentro do teatro eles estão sendo constantemente observados.

A maioria dos frequentadores, jovens entre 15 e 25 anos, assume apelidos retirados da própria onda anime. Dalva Reggiardo, por exemplo, é pouco conhecida pelo seu verdadeiro nome. O correto é chamá-la de Tswki. Aos 19 anos, a jovem encontra no evento a aceitação que não em tem outros locais. “Aqui é o nosso mundo”, explica. Vestida como a personagem Decora Kigurumi, ela frequenta o Anime Shinta há dois anos. Já Rywka – Tayná Mendonça – estava participando do encontro pela primeira vez. Seguidora da tendência há cinco anos, Tayná, que tem 15 anos, já quase foi expulsa de casa devido seus gostos peculiares. “Minha mãe não aceita meu estilo”, diz a moça, que foi ao encontro no Sylvio Monteiro com o Visual Key. “Ficamos entre a nossa comunidade. Temos liberdade de expressão!”

Interatividade
Mande fotos em que você esteja vestido como um personagem de anime, para que possamos ilustrar esta matéria.

6 comentários:

  1. Mandei uma ft para o email.
    e a materia foi em conjunto,
    e eu josy..
    foto de getulio ribeiro

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Achei um pouco ofensivo o titulo e o inicio do texto tmbm! =/

    ResponderExcluir
  3. Até fiquei constrangido de enviar a matéria para uma das meninas q está na foto, ela me pediu, mas achei o termo "Alienigenas" mega ofensivo!

    Fora isso o resto do texto está muito bom!

    Bj meninas!

    ResponderExcluir
  4. atendendo a insistentes pedidos da josy, mudei o título da matéria, para que ela enfima possa mandar para o shintas.

    ResponderExcluir
  5. poxa a materia ficou muito legal mesmo, só alguns erros básicos devido ao montante de informações, mas legal, meu muito obrigado a todoas as pessoas que se esforçaram para a realização desso matéria.

    ass.:Marcelo Shinta (idealizador do Anime Shinta)

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...