terça-feira, 7 de abril de 2009

Brasão do cotidiano


Mediadores culturais aumentam repertório na formação das segundas-feiras
por Fernanda Bastos e Jéssica de Oliveira

O projeto Bairro-Escola, programa implantado pela Prefeitura de Nova Iguaçu há três anos, tem como objetivo integrar atividades culturais, educativas, esportivas e pedagógicas nas 58 escolas municipais de 30 bairros. Devido à excelência do projeto, ele está sendo implantado não só em vários estados, como também em outros países. Os 80 mediadores culturais do programa se reúnem todas as segundas-feiras para um longo processo de formação, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro. O objetivo da formação da última segunda-feira, coordenada pela artista plástica Júlia Csekö, 28 anos, e pelo secretário de Cultura e Turismo, Marcus Vinicius Faustini, 38 anos, era aumentar o repertório de truques dos mediadores das oficinas culturais.

A oficina cultural que está sendo implementada foi batizada de “Brasão do Descobrimento”. A tarefa implica criar um brasão, símbolo de nossa cidade, de uma forma peculiar, buscando relacionar artes plásticas com o cotidiano. Seu objetivo é aflorar a capacidade criativa das crianças do ensino fundamental.

Forma direta e tátil

No período matinal, todos os oficineiros participaram de uma “atividade norte”, onde receberam estímulos da facilitadora e mediadora de artes plástica Júlia Csekö. “O objetivo da tarefa que ofereci era proporcionar uma experiência de troca, criando um pensamento crítico e de reflexão”, conta Júlia Csekö, que é formada em artes visuais pela UFRJ. Na tarefa que sugeriu aos mediadores das oficinas culturais, eles tinham que criar personagens a partir de recortes de revistas e jornais.

Na segunda parte da reunião, os mediadores culturais receberam instruções e dicas do secretário de Cultura e Turismo, Marcus Vinicius Faustini. Em sua palestra, houve diversas sugestões de como buscar imagens que incitem a reciclagem e re-significação de idéias e figuras representativas do descobrimento do Brasil, buscando associar educação às brincadeiras infantis. “Como mediadores, vocês têm que resgatar as experiências atuais das crianças e aplicá-las no brasão de forma direta e tátil, fazendo com que a imagem fale por si só e as crianças se sintam atraídas pela história do descobrimento”, explica durante uma apresentação de slides informativos. O objetivo geral é desenvolver nas crianças habilidades de pensamento comparativo dos conteúdos do tema com elementos do seu território e vida.

2 comentários:

  1. Imagem e cotidiano na construção de identidades espaço-temporais? Adorei essas observações (óbvio para um Geógrafo louco). Vale lembrar que durante o Fórum Mundial de Educação 2008 - nós estavamos lá meu amor (Nanda)- em uma das oficinas, tivemos contato com a secretaria de Educação de Belo Horizonte/MG e a troca de experiências foi muito rica no que diz respeito das estratégias visuais educativas na educação integral. O projeto de carta Fonada (e escrita) entre as escolas, desenvolvido por uma profesora do referido município, foi uma estratégia cujo exito superou suas expectativas pois os alunos "escreviam" e "liam" sua identidade e havia a troca "intercambio" com outros sujeitos de outros espaços. Algo visual, "tátil" como disseram (as jovens reporteres) foi um dos fatores positivos pois a criança desenvolve a percepção da polissemia das imagens.
    A respeito do uso das imagens no trabalho com o cotidiano das escolas, os trabalhos de Nilda Alves e Inês Barbosa são fundamentais. Inclusive estes trabalhos são complementados com a colaboração de um professor da Federal de Minas Gerais, Carlos Ferraço.
    Recomendo Tres leituras aos interessados:
    OLIVEIRA, Inês Barbosa. Aprendendo nos / dos / com os cotidianos a ver/ ler /ouvir /sentir
    o mundo. In: Educação e Sociedade. Campinas, vol. 28, nº 98, janeiro/abril, 2007 (p.
    47 – 72).
    ALVES, Nilda & OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Imagens de escolas: espaçostempos
    de diferenças no cotidiano. In: Revista Educação e Sociedade. Abril 2004, vol 25, nº
    86. (p. 17-36).
    FERRAÇO, Pesquisa com o Cotidiano. Educ Soc. Campinas, vol 28 nº 98, p. 73-95: jan / abr/2007

    Geoeducador - Edson Borges
    www.geoeducador.xpg.com.br

    ResponderExcluir
  2. As fotos estão maravilhosas e a matéria deixou um gostinho de "por que não nasci uns anos depois?", assim hoje em dia estaria participando dessa nova metodologia, que tanto se fazia necessária.

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...