domingo, 30 de agosto de 2009

O Dinossauro e o Lobisomem

IVAN CARDOSO NO II IGUACINE

Em entrevista com o Jovem Repórter, Ivan Cardoso fala sobre o seu filme "Um Lobisomem na Amazônia".
Edson Borges Vicente e Fernanda Bastos da Silva

Dinossauro do cinema, o cineasta e artista plástico Ivan Cardoso deu um toque especial ao II IGUACINE com a exibição de seu longa "Um Lobisomem na Amazônia". O Filme conta a saga de um grupo de jovens que visitam o pulmão do mundo e se envolvem em uma trama sinistra e perigosa na qual só um sairá vivo (pelo menos até a última cena). Cientistas malucos nazistas, lenda das amazônas, lobisomem e até um deus maia cantor (Sidney Magal) misturam-se à sensualidade de Karina Bacchi e Danielle Winits em plena selva.

O filme de baixo custo está, segundo Rodrigo Fonseca, professor da Escola Livre de Cinema, dentro do grupo dos 80% de produções brasileiras que não entram no circuito do grande mercado. Para Ivan, "os cineastas publicitários são condenados a viver em uma 'Faixa-de-Gaza' sem Gaza" pois o mercado é excludente e só aceita produções comerciais.

"Os Multiplex, cinemas de shophing, acabaram com os cinemas populares", desabafa Ivan alegando que não produz cinema para ganhar dinheiro e sim para divertir. Ele diz que seu filme não passará nos grandes cinemas do circuito por que os produtores não querem que isso aconteça. Ivan ressalta, porém, que o título 'Um lobisomem na Amazônia' é chamativo. "Um lobisomem na Amazônia, esse título, vende no mundo inteiro. Mas tem que vender no meu país também. Eu sou brasileiro" diz Ivan Cardoso.

Com simpatia e irreverência o mestre confessou seu sonho: "meu sonho é ver o meu filme sendo exibido para o povo como um todo, nem que seja de graça". Longe de falsas modéstias, ele ressaltou que é opreciso ter cuidado para não banalizar a arte. "É que cinema brasileiro de graça pode dar a idéia que é muito ruim, né".

Ivan finaliza com uma afirmação à moda Machado de Assis: "eu já pensei até em simular minha morte pois assim meu filme passaria em todos os multiplex por que artista bom no Brasil é artista morto. Mas aí é mais difícil, né", ironiza.

Ivan conversou com o prefeito Lindberg Farias e o parabenizou pelo festival e ao final da exibição debateu com todo o público sobre o seu filme.

A reportagem em vídeo está postada abaixo, confiram. Confiram!

Interatividade:
Iguacineiros, o que acharam do filme "Um lobisomem na Amazônia de Ivan Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...