segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Seu espaço

O IGUACINE VEM AÍ

Jovens artistas utilizam o Myspace para se aproximar do público
por Robert Tavares

O Myspace é um site de relacionamentos. Ele envolve dois tipos de utilização. Um é para pessoas que apenas adicionam amigos e outro para pessoas que queiram mostrar a banda e suas músicas. Como este site ficou bem famoso entre os norte-americanos, as grandes bandas começaram a usufruir do espaço para se promover.

Depois de adicionar um amigo, você recebe informações da banda, fica atualizado sobre a agenda de shows, pode mandar mensagens e manter algum contato, mas o que mais agrada os fãs é poder fazer download da banda que tanto ama. Claro, se ela disponibilizar seu som para download.

O MySpace se tornou uma das ferramentas mais populares na divulgação de bandas e suas atividades. Recentemente, tanto os iguaçuanos da banda Radar quanto os do trio mesquitense Faro anunciaram shows em Nova Iguaçu por meio de suas respectivas páginas. "Esse estreitamento com os fãs é o que mais nos fascina", diz Rodrigo da Costa, baterista da banda Radar.

Jéssica de Almeida é a presidente do fã-clube "Nosso Radar". A jovem, de 17 anos, diz que o Myspace é o seu melhor amigo. “Eu assisto os vídeos dos meninos, ouço a vozinha deles e me derreto toda". Najara da Silva, outra integrante do fã-clube, também acha que a ferramenta só veio para somar. "Nas fotos, nós não podemos ver o jeito deles nem ouvir a voz", afirma.

A comunidade possui mais de 95 mil perfis criados, só na categoria Electronic Music, que conta com artistas como DJ Shadow, Fishespooner, Ladytron, Daftpunk, e muitos outros. O Myspace é uma ferramente peculiar, com o papel de "promover nosso som", é assim que define Marllon Macedo, guitarrista da banda Faro.

Para muita gente, o Myspace é muito parecido com o Orkut. E, de certo modo, isso faz sentido, já que você pode mandar mensagens para outros usuários, enviar e-mails, colocar suas fotos, xeretar no profile de qualquer um (embora exista a possibilidade de deixar essa opção somente para os amigos). Mas as semelhanças param por aí.

A banda Spllash! é adepta do MS desde o começo, em 2007. Mas eles não atribuem o sucesso deles ao site. "Na verdade, o relacionamento com o público se dá mesmo é nos shows. As mídias sociais, incluindo o MySpace, permitem uma manutenção desse relacionamento. Por exemplo, a troca de informações entre a banda e o público, incluindo agenda de shows, vídeos, fotos, links, etc. Mas se a banda não faz shows, nada disso faz sentido, vira sexo virtual", ironiza Fabianno Santhus.


É importante ressaltar o livre acesso. Não é necessário esperar um convite para se agregar à rede do site. Basta você entrar na página principal e escolher a opção "Inscrever", semelhante a uma operação de conta em e-mail. Além disso, mesmo a pessoa não tendo uma conta, ela pode acessar as páginas.

Interatividade:
Além de divulgar bandas, em que mais o Myspace pode ser útil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...