quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Cesta básica

O IGUACINE VEM AÍ


Camelô diz que indústria formal só vai acabar com DVDs piratas quando tiver preços competitivos
por Flávia Ferreira

Os cinemas de praça acabaram, mas deixaram lucrativos e perigosos substitutos. E o grande protagonista dessa nova atração é o preço dos filmes piratas, expostos em um número cada vez mais crescente de bancas. Além das irresistíveis promoções, que permite que o consumidor leve até três DVDs por módicos R$ 10, a democratização do acesso às novas tecnologias tem dado uma força e tanto para essa indústria. Simplesmente não haveria tantos filmes ofertados se não tivessem se tornado tão baratos a gato-net, o drive de gravação de DVD e os DVDs virgens.

O mercado inteiro sabe que vender DVDs piratas é um crime, previsto na lei 10.695, de julho de 2003. Mas os camelôs preferem o embate quase diário com a Guarda Municipal a passar fome e necessidade, como diz M. S., 30 anos, que trabalha com esse tipo de mercadoria há cerca de um ano. “Eu sei que isso é errado, mas eu não posso passar fome”, afirma o ambulante, que faz ponto no Calçadão.

Alguns ambulantes dão uma tintura ideológica à opção pelo mercado informal, que eles veem como um mal menor em um país onde “tudo é errado”, como diz o mesmo M.S. “Nesse país não se pode agir certo porque você é enganado”, vocifera o ambulante, que se diz um revoltado desde que não conseguiu um vereador para apadrinhar a contratação de sua esposa como técnica de enfermagem em um dos postos de saúde do município. Ela só começou a fazer “o seu dinheirinho” depois que o marido comprou uma carroça de churros para ela.

Independentemente da razão, o fato é que mal o filme estreou nos cinemas, e eles já podem ser encontrados em qualquer banca da cidade. Nem mesmo os evangélicos, em geral tidos como pessoas certinhas, conseguem resistir às facilidades do mercado negro de filmes. “Graças a eles, o título campeão de vendas da minha barraca é o DVD de Lázaro Ramos”, garante E.M., de 26 anos, cuja banca tem apenas dois meses de existência.

M.S. acredita que esse mercado continuará atraindo todos os tipos de comprador enquanto a indústria formal insistir com a política atual de preços. “Se eles quisessem acabar com a pirataria de verdade, bastaria vender os DVDs R$ 9, 99”, afirma o ambulante, para quem as pessoas preferem os produtos da loja. “Mas vender um filme a 40 reais pesa no bolso e ninguém vai deixar de comprar carne para isso”.

Aqui no Brasil existe uma pequena força política que prega a descriminalização da pirataria, quebrando a ideologia da “propriedade intelectual”, mas, mesmo com as contemporâneas mobilizações a favor da venda dos produtos piratas, na maior parte da jurisprudência brasileira a pirataria ainda é um crime sujeito a punições legais.

Interatividade:
Dê as suas razões para comprar filmes piratas.

Um comentário:

  1. Falar a verdade...

    MUUUCHO Bom!!
    Um dos melhores textos q eu ja li aqui de uns tempos pra ca (na minha opinião óbvio).

    Esse eh um tema bastante controverso.
    Pois sejamos francos:

    Eu acho mais errado meu filho (hipoteticamente falando...eu n tenho filhos e sou mto novo para isso ^^')passar fome..do que vender DVDs piratas e deixar de enrquecer mais os ricos.

    Entretanto...

    Fazndo isso eu desestimulo a produção de DVDs\CDs originais..desencadeando desempregos a pau e provavelmente deixando uma familia no aperto!

    MAAS...

    Como n estou vendo (pq no dos outros eh refresco ^^)..eu prefiro deixar de passar fome doq passar e torçer para um cara q eu nunca vi na minha vida deixar de ter.

    E AFNAL DE CONTAS..

    Um bom trabalhador SEMPRE da a volta por cima... cedo ou tarde..nem q tenha q catar latinhas na rua..se essa pessoa for realmente trabalhadora ela vai topar fazer de tudo para sustentar sua familia (contanto q não envolva atos homicidas ou relacionados. E de qualqer maneira se n estudou DEU MOLE e por conta disso agora vai sofrer.

    POREM...

    Algumas pessoas "não tem escolha" (discordo..pra mim sempre ha escolhas) e não acabam tendo oportunidades de estudo e etc.

    CONCLUSÃO..

    Nada se pode concluir desta grande merda com um únco texto. Pq uma questão de pirataria como esta envolve temas muito mais complexos como: estruturafamiliar..Educação..Oportunidades..investimentos socioeconômicos e mais um porrilhão de coisas q me fogem a mente agora e outros porrilhoes de coisas q eu jamais terei capacidade de descobrir

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...