segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Drama costurado com humor

ONTEM, NO II IGUACINE

Marcelo Zona Sul, clássico do cinema brasileiro, é exibido no último dia de Iguacine com presença de Xavier de Oliveira
por Carine Caitano

Silêncio no pátio so Espaço Cultural Sylvio Monteiro. Funcionários e plateia encontram-se no auditório a pedido de Marcus Vinícius Faustini, secretário de Cultura de Nova Iguaçu, com motivos bem especias. Xavier, diretor e roteirista de Marcelo Zona Sul, prestigia o festival com exibição do longa e bate papo com plateia.

Abordar o cotidiano da juventude é comum. Mas o que diferencia essa produção é a leveza e verdade contida nos diálogos e ações dos personagens. Antes mesmo do apagar das luzes, Faustini sobrevoou as realizações do Iguacine. Os filmes, as trocas, conversas, encontros e desencontros promovidos, que só acrescentam à cidade de Nova Iguaçu. O secretário também comparou o papel político de um festival de cinema na Baixada Fluminense com o manifesto escondido no longa de Xavier.

Iniciado com imagens do cotidiano carioca dos anos 60, o filme arrancou boas risadas da plateia. E também surpreendeu algumas pessoas, pelas gírias tão comuns ao nosso dia-a-dia e até pela fotografia em preto e branco. "Nunca mais assisti nada em preto e branco", diz Jorge Luis, professor de Vila de Cava. "A gente tá tão acostumado com cores, alta definição, que se esquece da beleza que é tonalizar filmes assim".

Outras das caracteríticas marcantes do filme, presente nas produções da época, foi a música narrando a cena, ouvida nos momentos de solidão e apuros de Marcelo, personagem principal da trama. Além disso, conferimos facilmente o processo de urbanização do Rio de Janeiro e a descoberta dos pontos turísticos ainda famosos da cidade.

Lindberg Farias, Prefeito de Nova Iguaçu, entregou o prêmio de honra ao diretor e o público, extasiado, aplaudiu de pé.

Interatividade:
Quem você aplaudiria de pé?

Um comentário:

  1. Aplaudir de pé não é pra qlqr um... Eu aplaudiria de pé aqueles que acreditam no que fazem, aos que mesmo sem recursos modificam a realidade,enfim, aqueles que agem, pois ser humano de verdade tem que estar em movimento.

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...