quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Parada inesquecível

Filme e debate com equipe de produção foram marcantes para jovens repórteres
Por Marina Rosa

O evento de ontem marcou entre os jovens-repórteres mais um momento inesquecível de experiência para as nossas vidas.

Mesmo chegando 10 minutos após o início da exibição, acredito que não perdemos quase nada. Como se pôde constatar durante o debate ocorrido após o final do longa, a história do filme foi muito bem entendida.

O filme retrata não só a tragédia ocorrida em 2000 no ônibus 174, mas também toda a vida daquele assaltante.



Sandro, visto como um louco alucinado ao cometer tal atrucidade, pode passar a ter outra imagem após assitir o filme, porque conhecemos a história de um menino morador de rua, viciado em coca, em meio à violência, aos destratos e à indiferença da sociedade. A única e honrosa exceção fica por conta da "Tia Valquíria", uma mulher que levava comida àqueles moradores da Candelária, buscando sempre ajudá-los a terem mais oportunidades.

Durante a vida, vai para Febem, foge, mora com um parceiro de mesmo apelido, "Alê", vira assaltante com ele, reencontra um caso antigo, finge ser o filho perdido da mãe de seu parceiro e tem o sonho de ser cantor de rap.

Porém, ele se frusta ao flagrar sua amada com o ex-parceiro e não conseguir ajuda imediata da Tia Valquíria. Cai no vício como quem tem sede. Ele fica trasntornado ao ver um copo se quebrar, o que o remete ao dia em que sua mãe morreu, vítima de um latrocínio em São Gonçalo.
Ele pega o õnibus e daí pra frente acontece tudo aquilo que acompanhamos pela mídia, aquele desespero e por fim a tragédia.

Só pelo fato de assistir a uma pré-estréia já é totalmente válido dizer que foi ótimo. No entanto, melhor ainda foi poder paricipar de um debate, organizado, entre outros, pelo Unicef e ICA, com os atores Michel de Souza (Sandro), Marcelo Melo (Alê), Gabriela Luiz (Soninha) e ainda com o próprio diretor Bruno Barreto.

O público foi totalmente misturado: jovens-repórteres da Escola Agência de Comunicação de Nova Iguaçu, alunos da Escola Britânica e Americana, participantes de projetos sociais em favelas, moradores do bairro, etc.

No debate, podemos perceber o quanto foi trabalhosa e demorada a realização deste filme. Mais de dois anos de trabalho árduo. Ainda bem que depois de tudo, deu certo. Agora temos esse maravilhoso exemplo de que, com garra e vontade, tudo é possível.

Uma mostra da capacidade do cinema brasileiro e também do talento dos artistas vindos de projetos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...