sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Árvore da paz


Tamarineiro é o refúgio do maratonista de Cabuçu
por Fernanda Bastos da Silva
fotos de Mazé Mixo

Luiz Carlos Machado Ponciano, 35 anos,mais conhecido como "Maratonista de Cabuçu", é tido como louco pela comunidade de Cabuçu. Muitos pensam que ele é inacessível, um excêntrico, que não gosta de falar com ninguém.

Ele vive na Fazenda Cabuçu, importante marco histórico do bairro em que mora, onde começa a estrada que vai dar em Queimados. Adora receber as pessoas na sua árvore. Conversa com elas com surpreendente lucidez e saúde. Sabe que as pessoas o veem como um louco, mas não se importa. Também não se incomoda quando tentam tirar fotos do seu lar.

Luiz é um sonhador, com uma história marcada por sofrimentos que começaram na conturbada relação com o pai. "Fugi de casa ainda menino, porque meu pai me batia muito", lembra ele. Foi morar então em um "casarão" próximo ao conjunto Rosa Branca II. Apesar da fuga, ainda tem contato com as quatro irmãs: Simone, Márcia, Lídia e Rita.

Luiz estudou no "extinto Colégio Elvira Leite", em Mesquita, tendo cursado até a antiga 4ª série do primário. Abandonou a escola devido a uma sucessão de brigas, que atribui ao preconceito que as pessoas "Antes que começasse a ser visto como um encrenqueiro, preferi sair."

Serra do Vulcão
Desde então se julga um incompreendido pela sociedade. Tem muita vontade de reiniciar os estudos, de trabalhar e, literalmente, correr e voar atrás dos sonhos que não se perderam. Vocação para maratonista, realmente ele tem. Além disso, gostaria de ser saltador de parapente e asa-delta. "Conheço algumas pessoas que praticam esse esporte na Serra do Vulcão."

Simpático e às vezes carismático, ele recebe ajuda para se manter, alimentar e vestir. Mas ele distingue os "que o ajudam" e os que apenas o desprezam. Ele não "mora" na árvore. A árvore é uma companheira que lhe traz paz assim como seu cachorro, ambos amigos inseparáveis. A árvore é um pé de tamarindo de aproximadamente 30 metros que também proporciona uma visão panorâmica. "Muita gente deve ter mim, por estar em um lugar lindo e com muito verde", orgulha-se.

A árvore também traz o frescor da brisa da serra nos dias muito quentes. É uma morada, uma fiel companheira e um hobby. No topo da árvore, ele colocou um banquinho feito de caixas de madeira e uma bandeira de panos coloridos, quase todos vermelhos. "Subo esses 30 metros em dois minutos", diz ele. Para proteger-se da chuva, ele pretende colocar um toldo bem no topo.


Pista de atletismo
Outro pouso de descanso do maratonista é atrás do Posto de Saúde de Cabuçu. Em um quartinho pequeno ele guarda seus pertences, doações e o que consegue comprar com seu trabalho. "De vez em quando, ganhou uns trocados capinando, limpando e roçando a beira da estrada de Madureira", diz ele.

Luiz tem uma particular fixação pela estrada de Madureira. "É minha pista de atletismo", afirma. Percorre-a incansavelmente todos os dias, indo do KM 32 ao Centro de Nova Iguaçu. De vez em quando faz um pit-stop na torre de Furnas, na altura do Jardim Laranjeiras. ”Crianças, não façam isso em casa!", aconselha.

Seu idílio com a natureza pode ter um fim a qualquer momento, pois já chegou a seus ouvidos que a área da fazenda pode ser invadida a qualquer momento. Com receio de que a construção de novas casas avance sobre sua árvore, Luiz sugere um ato político: “Temos que criar uma lei proibindo o corte da minha casa."

3 comentários:

  1. Essa é a história mais interessante do jovem reporter.
    A repórter provou que não é bem assim o que as pessoas acham do personagem. "Ele é inacessível e não gosta de falar com ninguém" é o que dizem. Mais Pelo contrário ela conseguiu ótimas informações a ponto de fazer uma das melhores matérias.

    Poxa ! Essa cara corre do 32 até o Centro todos os dias ? Pow acho que ja sei o segredo, "Muita Tamarindo"

    Gostei muito das fotos também. De cara foi o que me chamou atenção.

    ResponderExcluir
  2. O especial encontra-se escondido no mais simples e, muitas vezes, mais ignorado. Nanda desvendou um "maratonista sonhador", alguem que busca na paz seu dia a dia, alguém que é chamado "excentrico", ou "figura" mas que na verdade é um humano, alguem que possui um coração. Nunca pensei que conheceria a história deste homem. Quando fui em companhia de Minha Jovem Noiva Reporter cheguei a ter medo dele. Mas ele foi tão ascessivel que me "convidou" a tirar fotos dele na Arvore quando viu a câmera em minhas mãos. As fotos vou disponibilizar no site www.geoeducador.xpg.com.br . lembrando que existe uma comunidade no orkut em homenagem a ele. "Luiz o maratonista de Cabuçu" . Nanda, meu amor, parabéns por essa matéria fascinante. Autoridades, ele merece realizar o seu sonho de ser corredor ao menos por um dia.
    Geoeducador - Edson Borges Vicente

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...