quarta-feira, 2 de abril de 2008

Educação em reforma

Aulas do Grama continuam mesmo com escola fechada para reformas
Por Robert Fernandes, Maicon Christian, Camila Ellen
Fotos - Mariane Dias
Uma escola tradicional interromperia as aulas se precisasse passar por reformas. Mas os 650 alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro, onde o programa Bairro-Escola foi implantado no fim do ano letivo de 2006, não perderam um só dia de aula quando começaram as obras que permitiriam que a principal escola pública do bairro da Grama abrigasse um maior número de crianças. “Não parou nem o horário integral”, diz Rosane Viana, coordenadora do horário integral da escola.

A Igreja Nossa Senhora Aparecida é uma das parceiras que acolheram os estudantes da pré-escola à quarta série do Ensino Fundamental. Rosineide de Freitas Oliveira, coordenadora geral da Darcy Ribeiro, costurou parcerias com um armarinho, um salão de festas e até mesmo com uma instituição particular de ensino do bairro. “Hoje, quando as crianças demoram a chegar nos parceiros, eles nos ligam querendo saber o porquê”, afirma Rosa Viana.

As obras deviam ter acabado antes do reinício das aulas, mas já é possível ver as cores e as formas modernas da nova fachada. “Os alunos estão curiosos”, diz a mesma Rosana. “Toda hora eles vêm aqui me perguntar quando começarão a estudar nas salas reformadas.”

“Muitas mães começaram ou voltaram a trabalhar porque passaram a ter onde deixar os filhos”, diz Rosineide. Esse processo de libertação está sendo estudado pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo do estudo é calcular o impacto na renda das famílias que deixam os filhos em período integral nas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...