terça-feira, 11 de setembro de 2007

A busca pela perfeição

Dietas milagrosas podem causar sérios danos à saúde
por Flávia Ferreira
A balança e o espelho são arquiinimigos daqueles que estão acima do peso. E aí, vale qualquer malabarismo para perder os quilinhos a mais. O que não falta são dietas milagrosas, mas que podem causar sérios danos à saúde, e o indesejável efeito sanfona.

Foi-se o tempo em que dieta era coisa para gente obesa, e que cardápio se restringia a grelhados e salada. Hoje, a busca pelo corpo perfeito faz surgir a cada dia uma novidade para emagrecer. E os obesos, gordinhos ou obcecados pela magreza, respondem com a mesma voracidade, se submetendo a qualquer coisa por uns quilinhos a menos. As dietas relâmpagos, são uma boa alternativa para quem precisa perder peso rápido, contudo não propõem uma reeducação alimentar, sendo assim, dificilmente a pessoa se mantém com o mesmo peso após o regime.

É preciso mudar os hábitos físicos e alimentares, para emagrecer e manter o peso. Praticar exercícios regularmente e seguir uma dieta balanceada são maneiras de preservar a saúde e manter a forma, pois a atividade física ajuda a controlar várias doenças, entre elas a obesidade.

Quem prática esporte, para seguir uma dieta, necessita da orientação de um profissional de educação física e nutricionista,por ter um gasto energetico maior do que os sedentários ou adeptos de execícios moderados. É desaconselhável manter uma dieta com restrição de certos alimentos ou exagerar nos exercícios,pois falta de nutrientes torna o corpo suscetível a lesões e a fadiga muscular e cerebral. Uma dieta a longo prazo, visando uma reeducação alimentar, é sempre a melhor opção para chegar ao peso desejado.

Fonte: Alimentação e saúde de A a Z.
Dieta e emagrecimento.
Essencial - um guia prático para cuidar da saúde (herbarium).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...