terça-feira, 11 de setembro de 2007

A busca pela perfeição

Dietas milagrosas podem causar sérios danos à saúde
por Flávia Ferreira
A balança e o espelho são arquiinimigos daqueles que estão acima do peso. E aí, vale qualquer malabarismo para perder os quilinhos a mais. O que não falta são dietas milagrosas, mas que podem causar sérios danos à saúde, e o indesejável efeito sanfona.

Foi-se o tempo em que dieta era coisa para gente obesa, e que cardápio se restringia a grelhados e salada. Hoje, a busca pelo corpo perfeito faz surgir a cada dia uma novidade para emagrecer. E os obesos, gordinhos ou obcecados pela magreza, respondem com a mesma voracidade, se submetendo a qualquer coisa por uns quilinhos a menos. As dietas relâmpagos, são uma boa alternativa para quem precisa perder peso rápido, contudo não propõem uma reeducação alimentar, sendo assim, dificilmente a pessoa se mantém com o mesmo peso após o regime.

É preciso mudar os hábitos físicos e alimentares, para emagrecer e manter o peso. Praticar exercícios regularmente e seguir uma dieta balanceada são maneiras de preservar a saúde e manter a forma, pois a atividade física ajuda a controlar várias doenças, entre elas a obesidade.

Quem prática esporte, para seguir uma dieta, necessita da orientação de um profissional de educação física e nutricionista,por ter um gasto energetico maior do que os sedentários ou adeptos de execícios moderados. É desaconselhável manter uma dieta com restrição de certos alimentos ou exagerar nos exercícios,pois falta de nutrientes torna o corpo suscetível a lesões e a fadiga muscular e cerebral. Uma dieta a longo prazo, visando uma reeducação alimentar, é sempre a melhor opção para chegar ao peso desejado.

Fonte: Alimentação e saúde de A a Z.
Dieta e emagrecimento.
Essencial - um guia prático para cuidar da saúde (herbarium).

Nenhum comentário:

Postar um comentário