sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Bairro-Escola rompe fronteiras

Bairro-Escola esteve no Fórum Mundial de Educação em São Paulo
Fabian Grajaú
Mais uma vez o Bairro-Escola mostrou sua importância na área da educação. Expandindo cada vez mais as nossas fronteiras, representamos Nova Iguaçu e o Rio de Janeiro no Fórum Mundial de Educação Alto Tietê 2007, na cidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo. O fórum, que contou com a colaboração de 11 cidades do interior paulista e representantes de todo o mundo, serviu para a confirmação de que uma educação bem elaborada e trabalhada é a meta de todos para o futuro.


A responsabilidade social gera grandes repercussões nos dias atuais. Houve uma palestra especial sobre esse tema com a filósofa Elana Goldstein, que é autora de alguns livros de sociologia e é pós-graduada pela Unicamp – Cultura Nova. Elana foi bastante incisiva nas suas afirmações. A parte mais importante da palestra frisou que a valorização da Responsabilidade Social nas empresas é resultado da omissão do Estado perante a todos.

-Todos nós temos a nossa parcela de culpa na omissão do estado - finalizou Elana.


No momento mais esperado do dia, cobrimos a palestra Memória Paulo Freire, liderada pela conceituada Martha Marcondes, que é pesquisadora do Instituto Paulo Freire, professora universitária pós- graduada em pedagogia e estagiária do CEPEC (Centro de Estudos e Pesquisa em Educação e História de Paulo Freire). Foi debatida a influência de Paulo Freire na educação nacional e o advento das técnicas educacionais do século XXI, Martha disse valorizar a leitura pelo fato do olhar não ter fronteiras e elogiou a política do Bairro-Escola como uma forma de unificação e inclusão social.


Para finalizar, refletimos sobre uma alternativa possível para nos livrar da exclusão social e como poderíamos fazer a diferença. O Fórum Mundial de Educação atingiu seu objetivo e levou as práticas pedagógicas ao conhecimento de todos, ajudando a formar uma educação bem elaborada e eficaz para o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...