sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Bairro-Escola rompe fronteiras

Bairro-Escola esteve no Fórum Mundial de Educação em São Paulo
Fabian Grajaú
Mais uma vez o Bairro-Escola mostrou sua importância na área da educação. Expandindo cada vez mais as nossas fronteiras, representamos Nova Iguaçu e o Rio de Janeiro no Fórum Mundial de Educação Alto Tietê 2007, na cidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo. O fórum, que contou com a colaboração de 11 cidades do interior paulista e representantes de todo o mundo, serviu para a confirmação de que uma educação bem elaborada e trabalhada é a meta de todos para o futuro.


A responsabilidade social gera grandes repercussões nos dias atuais. Houve uma palestra especial sobre esse tema com a filósofa Elana Goldstein, que é autora de alguns livros de sociologia e é pós-graduada pela Unicamp – Cultura Nova. Elana foi bastante incisiva nas suas afirmações. A parte mais importante da palestra frisou que a valorização da Responsabilidade Social nas empresas é resultado da omissão do Estado perante a todos.

-Todos nós temos a nossa parcela de culpa na omissão do estado - finalizou Elana.


No momento mais esperado do dia, cobrimos a palestra Memória Paulo Freire, liderada pela conceituada Martha Marcondes, que é pesquisadora do Instituto Paulo Freire, professora universitária pós- graduada em pedagogia e estagiária do CEPEC (Centro de Estudos e Pesquisa em Educação e História de Paulo Freire). Foi debatida a influência de Paulo Freire na educação nacional e o advento das técnicas educacionais do século XXI, Martha disse valorizar a leitura pelo fato do olhar não ter fronteiras e elogiou a política do Bairro-Escola como uma forma de unificação e inclusão social.


Para finalizar, refletimos sobre uma alternativa possível para nos livrar da exclusão social e como poderíamos fazer a diferença. O Fórum Mundial de Educação atingiu seu objetivo e levou as práticas pedagógicas ao conhecimento de todos, ajudando a formar uma educação bem elaborada e eficaz para o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário