quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Com a inteligência e as mãos

Um breve histórico sobre o boxe
Flávia Ferreira
O Homem desprotegido de armas usa sua inteligência para adaptar e fazer funcionar, como meio de relativa eficácia, seus punhos cerrados. Nas primeiras lutas de boxe, as ligaduras dos punhos eram feitas com tiras de couro, as quais se alongavam até o antebraço. Posteriormente, tornavam-se verdadeiras armas ofensivas, passando a ser envolvidas com placas de cobre, ferro ou chumbo, propiciando ao público o aspecto terrível e trágico dos sangrentos encontros, nos quais os pugilistas encontravam por vezes a morte.

O último combate realizado sem luvas teve a duração de 75 “assaltos”, o equivalente a duas horas e meia de combate, que consagrou John L. Sullivan como campeão. Atualmente, tornou-se comum a prática do boxe entre homens, mulheres e crianças. É incontável o número de pessoas que praticam a luta metódica ou desordenadamente, quer como profissionais ou amadores, este último, buscando no desporto emoções fortes, aventura, recreação, vigor físico e mental.

O boxe ou Nobre Arte desenvolve qualidades físicas e contribui, de certo modo, com o aprimoramento moral do homem, além de tornar toda a musculatura elástica e resistente, agindo com mais efeito sobre braços, dorso escapular e cintura abdominal. Entre seus benefícios está a garantia de um alto grau de defesa pessoal.

No pugilato, ao contrário do que pensam, usa-se mais inteligência que força e quando ocorre a junção dessas duas vértices, nasce um lutador. O grande pensador M.Maeterlink diz:

- O punho é a arma específica do homem e a única compatível com uma sociedade que se diz adiantada. É arma nobre e serena. Desdenha do forte descontrolado e se põe a serviço do fraco. É decisiva, rápida e oportuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...