Por Rodrigo Valo
Imagem: Kézia Jacomo
Diversos integrantes da Escola Agência de Comunicação, da Escola Livre de Cinema, da Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu e do grupo Nós da Baixada foram até Belo Horizonte vivenciar e representar o município iguaçuano no evento nacional de diversidade cultural chamado TEIA 2007.
A capital mineira acolheu bem os pitorescos personagens de Nova Iguaçu. Esse seria o início de uma série de eventos que culminariam no reconhecimento do Projeto Bairro-Escola no maior encontro da cultura brasileira.
Entendendo o TEIA 2007
Mais de 600 pontos de cultura se reuniram entre 07 e 11 de novembro, em Belo Horizonte, para o grande encontro da diversidade brasileira, o TEIA 2007. Os pontos de cultura são organizações espontâneas da sociedade que promovem cultura, educação e economia solidária em suas comunidades. Hoje, existem 650 pontos de cultura espalhados pelo Brasil. A TEIA cumpre a função de estimular a construção de formas democráticas e participativas de uma política de cultura para o país.
Para abrigar as diversas atividades foram utilizados vários espaços culturais da capital mineira como: a Serraria Souza Pinto, o Palácio das Artes, o Teatro Francisco Nunes, o Museu de Arte e Ofícios, o Centro Cultural UFMG, a Praça da Estação, A Estação do Conde e a Funarte Casa do Conde.
A programação focou a relação entre cultura e educação, onde o principal objetivo foi promover o diálogo em torno do tema “Tudo de Todos”.
É isso aí, Nova Iguaçu tem que mostrar o valor cultural de seu povo.
ResponderExcluirMostrar que estamos na área e somos ativos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPois é, neste finde rolou um evento cultural muito massa chamado Jornada Cultural, que tomou conta do Sesc e praças públicas de Nova Iguaçu.
ResponderExcluirEventos como esse fomentam a cultura, tanto que até rendeu mídia positiva para nossa cidade.
Que venha o Fórum Mundial!
Segue a matéria do Bom dia Rio/TVGlobo:
http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL182604-9101,00.html