terça-feira, 13 de novembro de 2007

Nós na TEIA II

Jornalismo cultural Independente: O que é? E para quem?

Por Rodrigo Valo e Janaína Russo

As oficinas de jornalismo cultural ocorridas no TEIA 2007 tinham como principal objetivo discutir e entender essa nova proposta jornalística, ou seja, de um jornalismo cultural independente. Através de dinâmicas de grupo e diálogos em mesas rotativas, sempre coordenadas por um instrutor, tentou-se chegar a um entendimento mútuo dessa proposta inovadora. Mas então o que é Jornalismo cultural independente?

Independente é a palavra chave dessa questão, mas uma independência real se torna algo utópico. A palavra “alternativa” soaria como um sinônimo adequado para o termo “independente”, que exemplifica um jornalismo cultural alternativo ao padrão utilizado pela grande mídia. Essas informações nos levam a resposta da segunda pergunta: “E para quem?”.

Para quem quiser. Para aqueles que procuram informação de modo diferenciado a que estamos acostumados.A internet é a principal ferramenta desse processo através de sites que funcionam como compartilhadores de informação, cria-se, então, uma teia entre nós, agentes comunicadores, como é o caso dos sites 100canais e Agênciateia2007, que, juntos, promovem e participam desse novo tipo de jornalismo.

Jovem-repórter aprende com o TEIA

Quatro estagiários da Escola Agência de Comunicação de Nova Iguaçu foram privilegiados para participar do TEIA 2007. Daniele Brito, Janaína Ribeiro, Kézia Jacomo e Rodrigo Valo foram para Belo Horizontes com seu coordenador, Bruno Tupan, aprender sobre cultura e educação em diversas áreas, também retratar e entender mais sobre o Bairro-Escola. Lá, eles puderam conhecer a cultura de outras cidades do Brasil, assistiram a seminários, participaram de oficinas de jornalismo, de encontros culturais e, principalmente, obtiveram atenção, informação e inclusão de profissionais experientes da comunicação, fazendo a diferença no incentivo e motivação da vida profissional desses jovens.

Imagem: 100canais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...