quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

I Jornada Bairro-Escola Diálogos e Conexões

I Jornada visa fortalecer e incentivar a interação das redes existentes no Bairro-Escola.


por Flávia Ferreira
imagem- Leonardo Victor
Essa Jornada, que se estenderá do dia 22 até o dia 24 de janeiro foi marcada, em seu primeiro dia, pela descontração por parte dos palestrantes e participantes. Ao todo cerca de 300 pessoas, manha e tarde, marcaram presença na Universidade UNIG , local do encontro, afim de descrever suas experiências dentro do projeto Bairro-Escola. Essa jornada tem como finalidade principal, fortalecer as redes já existentes nos coletivos do Bairro-Escola e fazer com que essas interajam entre si e com os locais ainda não contemplados pelo programa.

Formou-se uma grande roda de Conversa, onde as pessoas relatavam tudo que aconteceu em sua participação dentro do projeto Bairro-Escola e como isso mudou a vida de seus integrantes e do bairro em que se localiza. Muitas Secretarias, parceiros e coordenadores estavam presentes na universidade, querendo relatar e mostrar seu trabalho dentro do BE.

A Diretora da E.M. Darcy Ribeiro, Rita, enfatiza o diferencial do projeto a liberdade de escolha - dentro do Bairro-Escola sou livre para pesar o que é melhor e escolher qual caminho seguir, não precisando esperar o término do ano, pois em qualquer período posso parar algo que não está dando certo e partir para outra. A Coordenadora Geral do Programa, Maria Antônia Goulart diz que a continuação desse programa é mérito único de seus integrantes - Nos motivamos a continuar, quando vemos a coragem de todos, que mesmo dando errado, prosseguem o caminho. E afirma ainda que só com a coragem de assumir e enfrentar o problema é que se constrói.

Os inscritos receberam uma bolsa contendo um um crachá de identificação do encontro, um folder, uma caneta e um caderno de anotação, o qual deverá ser usado nos demais dias, anotando o ocorrido para ser publicado no final da jornada.

Um comentário:

  1. Companheiros percebi claramente durante esta Jornada a vontade deste povo de mudar esta estória, com um exemplo lindíssimo de particiapação popular e construção coletiva, provando que é possível construir uma história para Nova Iguaçu!!!!! Parabéns à todos os participantes!!!! Parabéns à organização!!!! Parabéns aos Jovens Repórteres!!!!! Parabéns!!!!! Bairro-Escola é pura energia!!!!

    ResponderExcluir