quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

I Jornada Bairro-Escola Diálogos e Conexões

I Jornada visa fortalecer e incentivar a interação das redes existentes no Bairro-Escola.

por Flávia Ferreira
imagem- Leonardo Victor
Essa Jornada, que se estenderá do dia 22 até o dia 24 de janeiro foi marcada, em seu primeiro dia, pela descontração por parte dos palestrantes e participantes. Ao todo cerca de 300 pessoas, manha e tarde, marcaram presença na Universidade UNIG , local do encontro, afim de descrever suas experiências dentro do projeto Bairro-Escola. Essa jornada tem como finalidade principal, fortalecer as redes já existentes nos coletivos do Bairro-Escola e fazer com que essas interajam entre si e com os locais ainda não contemplados pelo programa.

Formou-se uma grande roda de Conversa, onde as pessoas relatavam tudo que aconteceu em sua participação dentro do projeto Bairro-Escola e como isso mudou a vida de seus integrantes e do bairro em que se localiza. Muitas Secretarias, parceiros e coordenadores estavam presentes na universidade, querendo relatar e mostrar seu trabalho dentro do BE.

A Diretora da E.M. Darcy Ribeiro, Rita, enfatiza o diferencial do projeto a liberdade de escolha - dentro do Bairro-Escola sou livre para pesar o que é melhor e escolher qual caminho seguir, não precisando esperar o término do ano, pois em qualquer período posso parar algo que não está dando certo e partir para outra. A Coordenadora Geral do Programa, Maria Antônia Goulart diz que a continuação desse programa é mérito único de seus integrantes - Nos motivamos a continuar, quando vemos a coragem de todos, que mesmo dando errado, prosseguem o caminho. E afirma ainda que só com a coragem de assumir e enfrentar o problema é que se constrói.

Os inscritos receberam uma bolsa contendo um um crachá de identificação do encontro, um folder, uma caneta e um caderno de anotação, o qual deverá ser usado nos demais dias, anotando o ocorrido para ser publicado no final da jornada.

Um comentário:

  1. Companheiros percebi claramente durante esta Jornada a vontade deste povo de mudar esta estória, com um exemplo lindíssimo de particiapação popular e construção coletiva, provando que é possível construir uma história para Nova Iguaçu!!!!! Parabéns à todos os participantes!!!! Parabéns à organização!!!! Parabéns aos Jovens Repórteres!!!!! Parabéns!!!!! Bairro-Escola é pura energia!!!!

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...