sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

I Diálogos e Conexões vira uma grande teia de interação social

"Essa Jornada teve um tom revigorante. Nunca vi um povo tão empenhado em mudar sua historia.” (Ana Cecília - educadora e doutoranda da USP)

Por Flávia Ferreira

Embora os três dias de seminário tenham chegado ao fim, a jornada do Diálogos e Conexões continua nos seis meses seguintes, firmando redes entre URGs, atores sociais e bairros iguaçuanos que têm projetos de melhoria comunitária. No dia 24 de janeiro, os participantes divididos em grupo, puderam participar de dinâmicas para discutir os assuntos propostos nos dias anteriores. Ao fim da dinâmica, alguns grupos apresentaram suas propostas no auditório.

O Diálogos e Conexões formou uma teia de interação que teve como diferencial a participação mais ampla das escolas e da comunidades, contempladas ou não pelo programa, expondo os pontos positivos e negativos da sua localidade e, com isso, pôde-se firmar parcerias. Foi com essa idéia que Lucimar, coordenadora geral do E.M. Ivonete dos Santos Alves, expôs como problema a falta de locais recreativos para suas crianças, acrescentou que somente dois parceiros ajudam fielmente a escola e que, mesmo com as poucas parcerias, o projeto vem crescendo cada vez mais. Para ela, as crianças se tornaram mais vivas e concentradas após o Bairro-Escola, além de achar que esse encontro abriu um leque de oportunidades para Comendador Soares.

Ficou evidenciado nesses três dias de encontro, o potencial do município de Nova Iguaçu. Assim como Ana Cecília, educadora e doutoranda da USP, disse – tenho acompanhado com muito espírito essa cidade e o que vejo hoje é uma grande vontade de participar na mudança de sua realidade. Afirmou também que essa jornada teve um tom revigorante, pois nunca viu um povo tão empenhado em mudar sua história.

Vendo o sucesso desse encontro, Maria Antônia, coordenadora geral do Bairro-Escola, disse, emocionada, que se hoje o Bairro-Escola é o que é, foi devido a participação de todos, que não fecharam as portas para esse projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...