sexta-feira, 28 de março de 2008

Roteiro da chacina? é possível?

Forum Mundial ousa e faz o Roteiro da Chacina para quebrar o estigma da violência no bairro Cerâmica.

Por Bruno Marinho
Imagem de celular por Bruno Marinho, editada por Evio Nobre.

É isso mesmo. Dia 28, na Universidade Estácio de Sá, houve a discussão sobre a proposta da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo: levar os participantes do Fórum Mundial de Educação para conhecer o local da tragédia no bairro Cerâmica. Isso pareceu aos participantes uma idéia muito louca, que só iria trazer prejuízo ao turismo do nosso município. "Porém, a proposta central é quebrar o estigma negativo de que a Baixada é violenta e, com o roteiro, os bandidos poderiam ter medo de repetir esse ato monstruoso”, disse Juliana Pereira, estagiária de turismo da secretaria.

A idéia do roteiro foi amadurecida em um congresso, onde os estagiários da Secretaria de Cultura e Turismo participaram. Lá, eles ouviram pedidos para que esse roteiro fosse feito.

- Diferente dos roteiros paisagísticos, como seria em Tinguá ou no Parque Municipal, o turismo da Chacina iria mudar algo no município e o roteiro vem com esse intuito - argumentou Nádia Maria Alves, Subsecretária de Turismo.

O roteiro acontecerá dia 29, às 18 horas. O local de saída será a Estação Bairro-Escola. Os participantes irão jantar com os moradores do bairro Cerâmica e assistir à apresentação de grupos locais de dança e música. "Esse é o evento principal do roteiro", disse Écio Salles, Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, "pois os próprios moradores são os anfitriões e assim aumenta o pertencimento deles ao seu bairro."

Não percam esse turismo diferente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...