quarta-feira, 12 de março de 2008

Grafiteiras dentro da lei

Mulheres realizam intervenção na Praça dos Direitos Humanos

Por Flávia Ferreira
Imagem – Flávia Ferreira


Neste domingo, dia 9 de Março, aconteceu a ação de grafite feita pelo projeto 'Grafiteiras pela Lei Maria da Penha', o qual cria, através da arte, uma nova forma de se discutir as causas da violência contra a mulher, criando válvulas de escape para as jovens mulheres das comunidades carentes.

A Constituição Federal e os tratados internacionais validados pela República Federativa do Brasil falam sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e estabelecem medidas de assistência e proteção para as vítimas, mas esta Lei cria mecanismos diferentes para coibir e prevenir a violência doméstica contra a mulher, podendo resultar em prisão do agressor.

O 2° encontro das grafiteiras do Rio de Janeiro foi promovido pelo Com Causa, que já atuou em projetos como o “Baixada na Pista” e o “Rio Hip Hop contemporâneo”. Esse encontro se deu com a intervenção das mulheres na praça dos direitos humanos no centro de Nova Iguaçu, que ganhou uma nova cara após a interferência. Mulheres de diferentes localidades e países reuniram-se para expandir, com o auxílio da arte, a discussão sobre violência.

As grafiteiras capacitadas para divulgar a lei Maria da Penha realizarão oficinas no período de Março à Maio em Nova Iguaçu e São João de Meriti . Como disse Morgana, 24 anos, as oficinas servirão para dividir o conhecimento que elas têm sobre grafite com as outras meninas.

A formação cidadã que as grafiteiras tiveram auxiliou no conhecimento de seus direitos, pois, segundo elas, o grafite como forma de expressão espalhará pelos muros da cidade as vozes das mulheres através da arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...