sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Carnaval Escola

É sambando que se aprende

Por Flávia Ferreira
Foto: Bruno Marinho
O Colégio Municipal Hélcio Chambarelli, localizado no bairro de Nova América, realiza várias atividades extra-curriculares dentro do horário integral. O Carnaval Escola é um desses. Através do samba, os alunos aprendem a importância da reciclagem. A coordenadora geral, Mônica Bezerra, e a coordenadora de aprendizagem, Ingridi Gall, tiveram apenas uma semana para por em prática esse ‘mini’carnaval das crianças. Em conjunto com as estagiárias do Bairro-Escola, elas montaram um desfile com direito a samba enredo, fantasia e cavaquinho.
As fantasias foram feitas com jornal, papelão, saco de farinha, tampinha de garrafa, fitas, garrafas PET, barbante e tinta. Esse Carnaval, além da diversão, faz com que as crianças entendam o valor da do meio ambiente. Como afirmou a coordenadora de aprendizagem, todo o material utilizado foi trazido por eles.

A animação era visível nos olhos das crianças, que falavam como se sentiam participando dessa festa. Foi o caso da aluna da 3ª série, Mariane dos Santos, que achou bom e diferente fazer as fantasias com esses objetos. Várias outras crianças tinham o mesmo sentimento.


A comunidade apóia o evento e, como disse a moradora Luciene Rita, “é uma forma de se integrarem, através da cultura, no carnaval e, além disso, as crianças podem conhecer, aprender e vivenciar todo o espetáculo. Isso tudo é muito importante, pois influi no futuro que ela terá”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...