sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Carnaval Escola

É sambando que se aprende

Por Flávia Ferreira
Foto: Bruno Marinho
O Colégio Municipal Hélcio Chambarelli, localizado no bairro de Nova América, realiza várias atividades extra-curriculares dentro do horário integral. O Carnaval Escola é um desses. Através do samba, os alunos aprendem a importância da reciclagem. A coordenadora geral, Mônica Bezerra, e a coordenadora de aprendizagem, Ingridi Gall, tiveram apenas uma semana para por em prática esse ‘mini’carnaval das crianças. Em conjunto com as estagiárias do Bairro-Escola, elas montaram um desfile com direito a samba enredo, fantasia e cavaquinho.
As fantasias foram feitas com jornal, papelão, saco de farinha, tampinha de garrafa, fitas, garrafas PET, barbante e tinta. Esse Carnaval, além da diversão, faz com que as crianças entendam o valor da do meio ambiente. Como afirmou a coordenadora de aprendizagem, todo o material utilizado foi trazido por eles.

A animação era visível nos olhos das crianças, que falavam como se sentiam participando dessa festa. Foi o caso da aluna da 3ª série, Mariane dos Santos, que achou bom e diferente fazer as fantasias com esses objetos. Várias outras crianças tinham o mesmo sentimento.


A comunidade apóia o evento e, como disse a moradora Luciene Rita, “é uma forma de se integrarem, através da cultura, no carnaval e, além disso, as crianças podem conhecer, aprender e vivenciar todo o espetáculo. Isso tudo é muito importante, pois influi no futuro que ela terá”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário