sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Vinhetas da plim plim!

Rede Globo reconhece o trabalho da Escola Livre de Cinema


Por Flávia Ferreira
imagem: Mazé Mixo

A Escola Livre de Cinema recebeu nesta quinta, dia 13 de dezembro, a presença do diretor de comunicação da Rede Globo, Luiz Erlanger, e o designer Hans Donner. Ambos vieram com o intuito de entregar cheques equivalentes a 380 reais para os alunos que produziram vinhetas de abertura compradas pela emissora.

No primeiro momento, o cineasta e responsável pela Escola Livre de Cinema, Marcus Vinicius Faustini, mostrou todo funcionamento da sala de edição e os estúdios, bem como o modo como eram feitas as animações. Apresentou os membros da escola e o procedimento utilizado para fazer os vídeos. Houve a exibição de Iguassu, um dos principais vídeos feito pelas crianças, que traz o lixo como tema principal. Assim, eles misturando estudos acadêmicos com o saber popular. Faustine, assim como todos os envolvidos, se mostrava emocionado por ver o reconhecimento do trabalho das crianças e falou que a rua é muito importante no processo, pois, segundo ele, "o interessante não é tirar a criança da rua, mas fazer da rua um espaço artístico e formador, explorando o lado criativo da periferia.

Hans Donner se divertiu e se mostrou entusiasmado com tudo o que era feito, se impressionou e chegou até a dizer que deveria haver outras iniciativas parecidas espalhadas pelo país, já que dão tão certo. Hans disse que ao estar ali, teve a chance de retribuir a oportunidade que teve na vida.
Essa iniciativa evidencia o valor e o talento da periferia , pois como disse Luiz Erlanger, " quando existe um esforço político de investir no talento e na educação, se consegue mudar uma realidade social. Além disso, ele também confirmou a renovação da parceria entre a Rede Globo e a prefeitura de Nova Iguaçu, para que as crianças do Bairro-Escola, no ano de 2008, possam participar dos projetos de criação da Globo.

E vamos que vamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário