sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Vinhetas da plim plim!

Rede Globo reconhece o trabalho da Escola Livre de Cinema

Por Flávia Ferreira
imagem: Mazé Mixo

A Escola Livre de Cinema recebeu nesta quinta, dia 13 de dezembro, a presença do diretor de comunicação da Rede Globo, Luiz Erlanger, e o designer Hans Donner. Ambos vieram com o intuito de entregar cheques equivalentes a 380 reais para os alunos que produziram vinhetas de abertura compradas pela emissora.

No primeiro momento, o cineasta e responsável pela Escola Livre de Cinema, Marcus Vinicius Faustini, mostrou todo funcionamento da sala de edição e os estúdios, bem como o modo como eram feitas as animações. Apresentou os membros da escola e o procedimento utilizado para fazer os vídeos. Houve a exibição de Iguassu, um dos principais vídeos feito pelas crianças, que traz o lixo como tema principal. Assim, eles misturando estudos acadêmicos com o saber popular. Faustine, assim como todos os envolvidos, se mostrava emocionado por ver o reconhecimento do trabalho das crianças e falou que a rua é muito importante no processo, pois, segundo ele, "o interessante não é tirar a criança da rua, mas fazer da rua um espaço artístico e formador, explorando o lado criativo da periferia.

Hans Donner se divertiu e se mostrou entusiasmado com tudo o que era feito, se impressionou e chegou até a dizer que deveria haver outras iniciativas parecidas espalhadas pelo país, já que dão tão certo. Hans disse que ao estar ali, teve a chance de retribuir a oportunidade que teve na vida.
Essa iniciativa evidencia o valor e o talento da periferia , pois como disse Luiz Erlanger, " quando existe um esforço político de investir no talento e na educação, se consegue mudar uma realidade social. Além disso, ele também confirmou a renovação da parceria entre a Rede Globo e a prefeitura de Nova Iguaçu, para que as crianças do Bairro-Escola, no ano de 2008, possam participar dos projetos de criação da Globo.

E vamos que vamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...