quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Ato de cidadania

Moradores de Vila de Cava apostam na reciclagem
Por Marcelo Esteves

A Escola Agência de Comunicação esteve na Igreja de São Pedro, em Vila de Cava, para observar o trabalho de coleta seletiva feito por Isabel Pacífico, Helena Batista e seu Darcid, responsáveis por distribuir informativos pela vizinhança visando incentivar os moradores a juntar garrafas PET, papelão, latinhas de refrigerantes, jornais, revistas e sucata para, tão logo, serem recolhidos. Através do auxílio dos catadores Edemilton, Paulão e Eliazar, eles vão de casa em casa, com o objetivo social de reciclar e manter o bairro de Vila de Cava mais limpo, como também promover outro meio para eles adquirirem algum tipo de renda.

Porém, há sérias dificuldades na locomoção do lixo que será reciclado.

- O nosso triciclo está quebrado. Aí, então, é preciso carregar os sacos de lixo recicláveis nas costas ou arranjar uma bicicleta com baú - comentou dona Isabel.

Outro agravante mencionado naquela tarde foi a desistência de alguns catadores.

- Antes eram mais ou menos 16 catadores, hoje são apenas seis. Muitos sentem vergonha de serem vistos como catadores - conclui Helena.

Seu Darcid ainda realiza a função de revender os materiais já devidamente separados por Helena e Isabel, dividindo as quantias de dinheiro em partes iguais. O grande passo dado por esses cooperadores de Vila de Cava fica claramente registrado na forte disposição de preservar o bairro e a bela natureza da região do, agora rentável, lixo urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário