quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

De olho no real

Banco do Central desconfirma boato

Por Flávia Ferreira
Montagem: eresma e Banco Central

Nas últimas semanas correu, principalmente no Rio de Janeiro e Fortaleza, o boato de que o Banco Central estaria comprando moedas de 1 real, com a figura de Juscelino Kubitschek e do prédio do Banco Central em sua face, por um valor estimado em 18 reais. Alguns diziam até que seria pelo ouro contido em sua borda, mas em meio a todo esse disse me disse, o Banco Central esclarece esse rumor, em seu site, negando qualquer afirmação.

Segundo o Banco, assim como as demais moedas bimetálicas de 1 real, as moedas com a figura de Juscelino Kubitschek e do prédio do Banco Central permanecem normalmente em circulação e valem o correspondente a seu valor legítimo, ou seja, 1 real. O Banco Central somente recebe e troca moedas que estejam danificadas, com suspeição de legitimidade ou em processo de recolhimento (perda de poder liberatório).

Existem moedas comemorativas feitas com materiais nobres, como ouro e prata, cujo preço de venda é diferente do valor de face indicado na própria moeda. A cunhagem em metal nobre e a qualidade de suas gravuras, fazem delas obras de arte brasileira. Suas composições artísticas com temas históricos despertam o interesse de colecionadores e comerciantes.

Esses boatos, assim como outros tantos que rolam por aí, só se alastram pela falta de informação de seus disseminadores, contudo, as pessoas que recebem a tal informação não conferindo as fontes corretas continua o legado, espalhando tudo e aumentando alguns dados, criando assim uma teia de rumores sem fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...