Dona Diva guarda no coração as memórias do bairro em que mora há 40 anos
Por Tatiana Sant'Anna
Cacuia. Um nome nada convencional para se chamar um bairro, localizado no município de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. Diferentemente do seu nome, o Cacuia é um bairro movimentado, sendo tranqüilo para se viver e morar. Há 40 anos morando no Bairro, a artesã Diva de Jesus, 61 anos, diz que gosta de onde mora: "É um lugar calmo e sossegado", completa.
Dona Diva viu o seu bairro crescer e muitos acontecimentos já se passaram na história desse lugar. Morando no Parque São Tiago, que pertence ao Cacuia, ela conta que sempre sonhou com sua casa própria. "Eu tinha pouco tempo de casada e morava em uma casa alugada no bairro da Posse. Por algum tempo, morei no local, mas, por causa do aluguel, que estava ficando caro, senti necessidade de me mudar. Como sempre tive o sonho da casa própria e surgiu a oportunidade de comprar este lote, construí minha casa e mudei para cá."
Iluminação precária
Na época, foi feito um loteamento de uma fazenda e Dona Diva comprou um lote. Isto facilitou para o aumento da população da localidade. Mesmo sendo um pouco longe da sua família, Diva decidiu vir morar apenas com o seu esposo e com a sua primeira filha.
No centro do bairro, havia apenas dois comércios: uma padaria velha (que foi reformada tempos depois) e um armazém (que depois foi demolido, dando lugar a um novo comércio). Era um bairro muito precário. "Só havia luz no centro. Era uma iluminação precária, chovia e faltava luz. Naquele tempo não tinha asfalto. Se quisesse pegar ônibus, tinha que andar uns 15 minutos para chegar ao ponto, que era no centro do Cacuia".
Utensílio indispensável
Mesmo com essas precariedades, o local era bem movimentado. Segundo Dona Diva, o bairro só foi prejudicado após a Light ter passado três redes de alta tensão. Muitas casas foram demolidas, pois não pode haver construções embaixo das torres, e a população do lugar foi diminuindo. O centro do Cacuia não foi prejudicado, o que só contribuiu para o aumento da população central.
Há pouco tempo foram realizadas obras do PAC, que fizeram muitas melhorias no bairro. Muitas ruas foram asfaltadas, inclusive a da Dona Diva. "Estou muito satisfeita com a obra e mais ainda com o asfalto." Quando chovia, era impossível sair de casa. Aliás, a sacola plástica era um utensílio indispensável nos pés da população. Agora quando chove, não precisa ter mais aquela preocupação. "Foi uma melhoria muito boa. Valeu a pena as obras que fizeram aqui."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Uma kombi que resiste ao tempo
II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...
-
Quando o sonho do lucro fácil se transforma em pesadelo por Marcos Vinícius e Wanderson Santos O sonho do lucro em um trabalho aparentement...
-
"O fim dessas salas se deu por não acompanharem o desenvolvimento das grandes industrias cinematográficas, restando somente as 'por...
-
Das grandes exportações às péssimas condições de produção Por Daniel Santos Imagens: Daniel Santos e sugadas da internet Situada entre Vila...
ESE LINDBERG E PORRETA MESMO FALOU E CUMPRIU AONDE ELE SE CANDIDATAR EU VOTO NELE
ResponderExcluir