"Arquitetura do corpo" é eleito o melhor filme do Iguacine
por Mayara Freire e Raphael Teixeira / foto por Mazé Mixo
O 2º Festival de Cinema de Nova Iguaçu terminou em clima de comemorações e homenagens. No domingo, o melhor entre os 31 filmes escolhidos para concorrer a premiação, foi julgado por três profissionais do audiovisual. O documentarista Emílio Domingo, o produtor de cinema Raul Fernando Chaves e o crítico de cinema Rodrigo Fonseca, elegeram o curta-metragem “Arquitetura do Corpo”, do diretor mineiro Marcos Pimentel, como o melhor filme do Iguacine. A justificativa da decisão, segundo Rodrigo Fonseca, foi pelo criador ter abdicado das ferramentas da palavra, confiando à fotografia e à montagem a tarefa de promover reflexão e gerar poesia a partir do registro do movimento.
O grande vencedor não pode comparecer no evento, mas ganhou quatro latas de negativo 35 mm x 400 pés, da Kodak, e quatro horas de telecine off line ou color granding, da Finishing House Link Digital, além do empréstimo de equipamento e mixagem, do Centro Técnico Audiovisual – CTAV. “Decidimos escolher um prêmio que contribuísse para o vencedor, a fim de mudar sua vida e estimulá-lo a continuar produzindo outros filmes”, explicou Valquíria Ribeiro, coordenadora do Iguacine.
Os jurados ainda surpreenderam os outros concorrentes, dando menções honrosas e troféus aos destaques do festival. Leonardo Remor, com o filme “Sobre um dia qualquer”, foi considerado o diretor revelação do Iguacine. “Impressionante para um trabalho inicial do realizador, que teve um ótimo desempenho na escolha do elenco, direção de arte e fotografia”, elogiou Raul. Outros filmes que ganharam menções foram “O anão que virou gigante”, do carioca Marão e “Sala de Montagem”, de Umberto Martins, de São Paulo. “Demos preferência a criar premiações para tentar contemplar mais filmes, pois ficamos satisfeito com a diversidade e a qualidade do festival. Quebramos o protocolo. Avaliamos o conjunto como o roteiro, fotografia e direção. Um dos critérios de avaliação importante foi o contato e a expressão do público”, explicou jurado Emilio Domingo.
Dois curtas cariocas foram premiados pelo site Porta Curtas: “Depois das nove”, de Allan Ribeiro e “Animadores”, de Allan Sieber. Eles ganharam R$500, além da veiculação do filme disponível por um ano no site. Os cineclubes Mate com Angu, Buraco do Getúlio e Cine Santa Teresa foram homenageados. No entanto, o cineasta Xavier de Oliveira foi uma das maiores referências do evento e ganhou um troféu de reconhecimento. Durante o dia da premiação, foi exibido seu filme “Marcelo Zona Sul”, filmado na década de 70. A coordenadora do Iguacine Valquíria Ribeiro contou qual foi a principal intenção do Festival na cidade. “Queríamos formar plateia, pois são tipos de filmes que a população não tem acesso. Além disso, queríamos trazer coisas novas e acima de tudo, difundir a realização do cinema".
Interatividade:
Qual foi o destaque do Festival de Cinema, na sua opinião?
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Arquitetura do Festival
DOMINGO NO II IGUACINE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Uma kombi que resiste ao tempo
II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...
-
Quando o sonho do lucro fácil se transforma em pesadelo por Marcos Vinícius e Wanderson Santos O sonho do lucro em um trabalho aparentement...
-
"O fim dessas salas se deu por não acompanharem o desenvolvimento das grandes industrias cinematográficas, restando somente as 'por...
-
Das grandes exportações às péssimas condições de produção Por Daniel Santos Imagens: Daniel Santos e sugadas da internet Situada entre Vila...
Não estava na Mostra Competitiva, mas o destaque pra mim foi "Um dia de Laura", exibido no primeiro dia do Iguacine.
ResponderExcluirApesar de já tê-lo assistido, quando fui entrevistar seus realizadores, não consegui deixar de me emocionar com o filme.
Para mim em especial foi o documentário das Parteiras de Pankararu, mas precisamente pelo bonito debate em prol do Parto Natural!
ResponderExcluiré difícil escolher um filme apenas, prefiro ficar com os conjuntos...
ResponderExcluira 1ª mostra (das crianças), a 5ª (sociedade) e a 6ª (indivíduos), me ganharam.