quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Militantes da Alegria

Por Bruno Marinho

Os malabaristas Adriano e Emerson mostram que é possível viver da arte e do riso. Nos sinas da Baixada, eles apresentam o que os fazem feliz, encantar o público com equilíbrio, força, companheirismo e beleza nos números circenses. Formaram uma equipe de artistas que começaram se apresentando em trens e depois as ruas, juntando a diversidade com o teatro eles cresceram e já se apresentaram em diversos lugares do país.

- Os jovens descobrem a arte principalmente na escola, com música, cores e até sozinhos mesmo - diz Adriano.

Para incentivar a garotada, eles estão desenvolvendo o Movimento Alternativo de Cultura e Arte (MACA), a partir do Instituto CUCA (Centro Universitário de Cultura e Arte), com objetivo de organizar e articular diversas manifestações culturais e artísticas em todo território da baixada fluminense.

-A baixada é um grande pólo de arte no Rio, mesmo com a falta de teatros aqui. - declarou Emerson, que encara com graça o preconceito e as ofensas que recebem nos sinais.

Adriano disse que “Nas dificuldades o improviso é tudo”, sintetizando tudo em uma única frase. O MACA se reúne na praça do skate em Nova Iguaçu, o encontro é aberto para quem tiver qualquer movimento artístico.

Leia Mais...

Jovem Repórter

Vontade de meter a mão na massa, somada a necessidade de aprender, multiplicada ao esforço é igual à dedicação...essa dividida otimiza a oportunidade de muitos e configura o espírito do espaço chamado de "Jovem Repórter".

Textos, fotografias, idéias e outros elementos são reunidos e organizados pelos alunos do programa Bairro Escola junto a Agência de comunicação formando um aberto planejamento.

A galera se articula formulando matérias, fazendo triagem de fotos, agendando entrevistas e o melhor, respirando o clima da redação e administrando as responsabilidades de uma equipe de reportagem.

Leia Mais...

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

A Escola Agência de Comunicação

"A Escola Agência de Comunicação é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com o programa Bairro-Escola. Seu primeiro produto foi o blog Jovem Repórter, criado em agosto de 2007 com o objetivo de mostrar Nova Iguaçu pela ótica da juventude. O segundo passo da escola foi o programa de rádio Laranja da Terra, transmitido todos os sábados desde março de 2008. A Escola Agência também é responsável pelo blog Minha Rua Tem História, que registrou o cotidiano das oficinas culturais oferecidas para os jovens que participaram da gincana social que mobilizou a juventude de Nova Iguaçu em 2008. Os jovens da Escola Agência de Comunicação foram qualificados pela Escola Popular de Comunicação Crítica (ESPOCC), criada pelo Observatório de Favelas. Atualmente, 30 jovens secundaristas e universitários fazem a cobertura do cotidiano do Bairro-Escola para o blog Jovem Repórter".

Leia Mais...

Autores e equipe

Aléxia Souza

Camilla Medeiros
camillaufrrj@gmail.com
enomeiodetudo.blogspot.com

Carine Caitano
carinecorj@yahoo.com.br

Dariana Nogueira

Edson Borges
geografoedson@yahoo.com.br
geoeducador.blogspot.com


Fernanda Bastos
nandabastosbio@gmail.com
nandabastos.blogspot.com


Flávia Ferreira
flavia.malu@gmail.com

Flávia Sá

Giuseppe Stéfano

Hosana Souza
souza.hosana@gmail.com
hosanasouza.blogspot.com


Jeferson Loyola
jeffersonloyola@gmail.com
jeffersonloyola.blogspot.com

Jéssica deOliveira
jessicaoliveira_de@yahoo.com.br
sollyorks2.blogspot.com

Josy Antunes
josy.antunes@ymail.com

Juliane Mello

Lívia Pereira
liviaolvarys@yahoo.com.br

Lucas Lima

Marcelo Santos

Mayara Freyre
mayaracfreire@gmail.com

Nany Rabello

Raphael Vazt Teixeira
raphael.vaz.teixeira@gmail.com

Robert Tavares
upgaleriaaa@gmail.com

Wanderson Duke Ramalho
wv_oz@yahoo.com.br
dukevision.blogspot.com


-

Anderson Fat

Julio Ludemir

Mazé Mixo

Nike

Thiago Serrano


Fotos por Mazé Mixo, durante o II Iguacine.


Leia Mais...

Contato

em construção

Leia Mais...