terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Caravana Bairro-Escola

Atividades Culturais ligam a comunidade da Cerâmica
Por Flávia Ferreira
Foto: Aline Marques

A Caravana Bairro-Escola invadiu o bairro Cerâmica neste sábado, dia 23 de Março, e no decorrer do dia, houve a realização de oficinas culturais, intervenção do grafitteiros e apresentação da peça teatral "Folia Brasileira" do grupo Nós da Baixada. Aconteceu também um grande encontro na quadra da escola de samba G.R.E.S Flor do Iguaçu, com apresentações de banda locais e 'feijão amigo'. No fechamento do evento foi exibido um documentário sobre a vida da cantora Elza Soares. A caravana visou integrar, através de atividades culturais, a comunidade local.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

I Pré-conferência Livre de Juventude em Vila de Cava

I Pré-conferência visou debater problemáticas que atingem diretamente a juventude da cidade.

Por Flávia Ferreira
Foto- Aline Marques

No dia 20 de Fevereiro foi realizada a I pré-conferência Livre de Juventude, em Vila de Cava, na Igreja Assembleia de Deus de Vila de Cava (igraja do campinho) visando levantar e debater as problemáticas que atingem diretamente a juventude, criando projetos que podem ser implantados na URG- Unidade Regional de Governo.

Os problemas apontados pelos participantes foram: a falta de oportunidades de emprego e de cursos técnicos gratuitos que atendam a juventude, ausência de areas esportivas e desconhecimento do bairro por parte dos moradores. O grupo foi dividido em três temas: educação/renda, cultura e esporte para que, em conjunto, levando em conta seu conhecimento local, contruissem um projeto para mudar a cara da comunidade.

Dentro do que já havia sido discutido nasceu, no grupo de Educação e Renda, o projeto de reabertura do pré-técnico da CEFET, do pré vestibular comunitário, e da Central de Estágio. Um Projeto chamado 'Agenda' busca informar a população sobre os eventos e cursos relacionados à cidade. Já na área Cultural, as resoluções apontadas foram a Dança Eclética e o Top Model Fashion. Primeiro estará voltado ao ensino dos vários ritmos musicais e o outro será um curso de modelo direcionado para todos os públicos. E para o Esporte surgiu o E.M.E- Escolas Mirins de Esportes- que tem por objetivo trazer as crianças para praticar esportes em sua localidade, estimular a convivência entre elas, dar disciplina e despertar o respeito mútuo.

Esses encontros continuarão acontecendo durante os messes de Fevereiro e Março, em todas as regiões da cidade, culminando no Fórum Mundial de Educação nos dias 27 a 30 de Março.

obs.: Atendendo aos inúmeros pedidos,venho informar que os interessados em se inscrever no Pró-Jovem devem ligar de segunda à sexta das 7 às 23h e sábados e domingos das 8 às 20h, para o número 08007227777.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Últimas oportunidades

ESPOCC prorroga as inscrições para sua turma de comunicação

Por Aline Marques
Foto-geocities

Atenção! As incrições para
a primeira turma do curso de comunicação da ESPOCC-N.I (Escola Popular de Comunicação Crítica de Nova Iguaçu) foram prorrogadas até amanhã, dia 20 de Fevereiro de 2008. Os interessados devem se cadastrar na sede do Bairro-Escola, localizado na Av. Nilo Peçanha nº 480, Nova Iguaçu, mas lembre-se, quem já está inscrito não precisa increver-se novamente.

Essa Escola tem a proposta de refletir sobre os meios de comunicação, articulando uma rede popular de comunicação para os jovens com idade entre 17 e 29 anos, através de cursos grátis de jornalismo, fotografia, audiovisual e produção textual. As aulas visam habilitar os jovens a produzir conteúdo para os mais variados meios de comunicação.


Mas corra logo, pois o prazo está acabando. Não perca esta grande oportunidade!

Pré-conferências Livres da Juventude

Galera, as Pré-conferencias da Juventude estão vindo aí. Veja o cartaz abaixo com a relação dos dias, bairros e locais onde rolarão os encontros e aproveite para expor suas ideias.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Pré-conferencia da Juventude de Comendador Soares

Escola Municipal foi palco de votação de delegados e suplentes para o conselho municipal de juventude.

por Flávia Ferreira
Fotos- Aline Marques


A Escola Municipal Armando Pires, localizada em Comendador Soares, no dia 16 de Fevereiro, foi palco da Pré-conferência da Juventude de Comendador Soares, organizada pela Secretaria Municipal de Juventude (SEMJUV) em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (SEMDES). O propósito desse encontro juvenil foi eleger um delegado e um suplente que representarão o bairro no conselho municipal de juventude, em Março.



Antes da votação, debateram-se os problemas existentes no bairro que atingiam diretamente a juventude, dentre eles, falou-se em criação de áreas recreativas, desestruturação familiar, sobre sexualidade, drogas e violência, criação de Lan Houses comunitárias e maiores oportunidades de empregos.


O delegado eleito com 32 votos tendo Aline da Silva como suplente, foi Wellington Freitas, universitário da PUC (Pontifícia Universidade Católica) que emocionado disse:


- Estou na estrada há 11 anos em Grêmios Estudantis e hoje foi muito importante para mim, pois sinto ter conquistado meu espaço sendo conselheiro da juventude de Nova Iguaçu. Afirmou também que a partir de agora quer manter as metas e cumprir, em conjunto com a comunidade, o que almejam.


Cerca de 50 jovens marcaram presença, isso sem contar os representantes das secretarias municipais e os integrantes do GRAAL (grupo reflexivo que traz a juventude para os debates sociais). Esse encontro se espalhará pelas demais URGs de Nova Iguaçu e se consolidará no Conselho Municipal da Juventude, que acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de março.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Balanço Geral do Coletivo Bairro-Escola Tíngua

Coletivo se reúne para discutir sobre os problemas da comunidade.

Por Flávia Ferreira
Fotos de celular- Jeferson Alberto e Maicon Cristian

O conselho Bairro-Escola de Tíngua se reuniu, no dia 12 de fevereiro, na ONG onde Verde, para fazer um balanço geral do ano de 2007, discutindo os obstáculos existentes na comunidade e como conseguir outras formas de viabilizar soluções locais em 2008.

Levantaram-se questões relevantes ao bairro como o turismo desordenado nos fins de semana, segurança, a construção de um quebra-mola em frente à Escola Municipal Barão de Tíngua e a limpeza do chafariz da praça que, segundo a moradora Eliane, virou um verdadeiro depósito de lixo, pois após o lanche, os visitantes jogam toda a sobra dentro da fonte.

Estavam presentes os representantes da SEMED, SEMPP, SEMJUV, SEMCTUR, SEMES e a coordenadoria do Bairro-Escola, onde expuseram suas opiniões sobre o conselho local, tentando, de certo modo, apontar o melhor caminho a ser adotado pelos conselheiros na resolução dos problemas existentes. Na visão do subsecretário da SEMPP, Hebert Vieira, "tem que se administrar os problemas existentes e cobrar as devidas soluções, pois, para ele, um governo que não consegue conviver com as cobranças não evolui.

Também discutiram um novo calendário para formação de novos coletivos da juventude, de cultura, turismo e lazer, confirmado para o dia 4 de março. A idéia é capacitar os conselheiros, visando um melhor conhecimento da máquina pública.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Carnaval: programe-se

Bom, o carnaval está aí, que tal colocarmos o bloco na rua?

Confira a programação completa da folia que tomará conta de Nova Iguaçu.

Caia na gandaia, mas com consciência!

Fique vivo!

Baile da Cidade: abertura oficial do Carnaval, que será realizado na casa de shows Rio Sampa, para convidados. O prefeito Lindberg Farias entrega a chave simbólica da cidade ao Rei Momo, logo após a coroação da corte (rei, Rainha do Carnaval, princesas, Cidadão Samba e Miss Simpatia).

• Concurso de blocos de rua Todos os dias de carnaval – Os blocos de rua que estão fazendo sua inscrição no concurso vão ser avaliados em vários quesitos, como animação, criatividade, fantasias, originalidade etc. Uma comissão julgadora vai percorrer a cidade, assistindo à saída de cada um. Os três primeiros colocados serão premiados. O primeiro lugar receberá mil reais, o segundo 600 reais e o terceiro 400 reais.

• Matinês Dias 03 e 05/02 (domingo e terça-feira), a partir das 15h – Bailes infantis na avenida, com música eletrônica. O ritmo é o do samba e das marchinhas tradicionais. Começam às 15h.

• Terreirão Iguassú Terça-feira, 05/02, a partir das 20h – No espaço do estacionamento em frente às Sendas, grupos locais vão garantir a roda de samba, a partir das 20h. Vai se apresentar também o sambista carioca Luiz Carlos da Vila.

• Bailes populares – Das 20h às 2h da manhã, nas quatro noites da festa. São 17 bailes espalhados pela cidade, sendo 10 com bandas e os outros sete com palco e música mecânica.

Todos executando apenas sambas e marchinhas, resgatando a tradição dos antigos carnavais. Confira a programação:

Bailes com bandas

Austin: Rua Cândido Lima (em frente à Cabana do Chuchu)

Cabuçu: Praça de Cabuçu Cerâmica: Rua Nova com Rua Geni Saraiva

Comendador Soares: Praça em frente à Igreja de São Francisco

Jardim Tropical: Praça Jardim Tropical

KM 32 : Praça situada na Alameda São Bernardo

Miguel Couto: Rua Profª Marli P. de Carvalho

Santa Rita: Rua Javali com Rua Jari

Tinguá: Praça Barão de Tinguá

Vila de Cava: Praça de Vila de Cava Bailes com música mecânica

Carmari: Praça de São Jorge

Boa Esperança: Rua Ipequiá (Rua Alta), em frente à padaria.

Cacuia: Estrada de Austin (em frente ao 1104)

Grão Pará: Praça do Grão Pará

Alvorada : Estadas das Cambucas, entre os números 4 e 150

Jardim Iguaçu: entre as ruas São Lázaro e Pequeri

Vila Operária: Praça São José Operário

• Desfiles das Escolas de Samba e blocos:

Sábado, 2 de fevereiro: - 20:00h: G.R.B.C. Explode Coração - 21:00h: Afoxé Maxambomba - 22:00h: G.R.E.S. Santa Cecília - 23h15: G.R.E.S. Três Corações - 0h30: G.R.E.S. Tupi de Austin -1h45: G.R.E.S. Nova Brasília

DOMINGO, 3 de fevereiro: - 21h: G.R.E.S. Imperatriz Iguaçuana - 22:h15: G.R.E.S. Independente de Nova América 23:30h: G.R.E.S. Acadêmicos do Boi 0h45: G.R.E.S. Unidos de Santa Rita 2h: G.R.E.S. Unidos do Bandeirantes

• SEGUNDA-FEIRA, 4 de fevereiro: – 21h: G.R.E.S. Palmeirinha – 22h15: G.R.E.S. Flôr de Iguaçu – 23h30: G.R.E.S. Império de Cabuçu – 0h45: G.R.E.S. Império da Uva – 2h: G.R.E.S. Esperança do Amanhã

• TERÇA-FEIRA, 1° de janeiro: – 21h: Escola Mirim da ABESNI – 22hs: Afoxé Filhos da Paz – 23h : G.R.E.S. leão de Nova Iguaçu • Apuração Quarta-feira, 06/02, às 14h – Será na quadra da Escola de Samba Leão de Nova Iguaçu. O endereço é Rua Amaro José de Fraga, 49, Santa Eugênia. A entrada é franca. • Festa das Campeãs Sábado, 09/02, às 15h – Entrega da premiação às escolas vencedoras, com muito samba para garantir a alegria. Também será feita a premiação dos blocos de rua. Será na Vila Olímpica (Rua Luís de Lima 268, Centro), às 15h, e a entrada é franca.

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...