quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

ESPOCC-NI abre inscrições

A Escola Popular de Comunicação Crítica abre inscrições para sua primeira turma em Nova Iguaçu.


por Aline Marques

Imagem- releitura


Galera, a ESPOCC-NI (Escola Popular de Comunicação Crítica) abre inscrições para sua primeira turma no curso de comunicação. Do dia 07 até o dia 15 de Fevereiro de 2008, os interessados podem se cadastrar na sede do Bairro-Escola, localizado na Av. Nilo Peçanha n.º 480, Nova Iguaçu, mas se você já fez a sua inscrição, no ano de 2007, não precisa fazê-la novamente.

Essa Escola tem a proposta de refletir sobre os meios de comunicação, articulando uma rede popular de comunicação para os jovens com idade entre 18 e 25 anos. Através de cursos grátis de jornalismo, fotografia e redação, as aulas visam habilitar os jovens a produzir conteúdo para os mais variados meios de comunicação.


O formulário de inscrição deve ser preenchido e devolvido dentro do período citado acima. as incrições podem ser feitas pelo e-mail espoccni@observatoriodefavelas.org.br ou no endereço da Coordenação do Bairro-Escola, em Nova Iguaçu. Participe!

Concurso internacional de redação

Concurso premia jovens interessados em transformar a realidade das cidades.

Por Flávia Ferreira
Imagem- G1

O Banco Mundial, a Aliança de Cidades e o Governo da Noruega lançam o concurso internacional de redação sobre questões ligadas ao urbanismo no mundo. O prazo de inscrição vai até o dia 23 de março de 2008 e o interessado deve ter entre 18 e 25 anos de idade. Esse concurso aborda o tema “A cidade que sonhamos – a voz dos jovens” e visa levantar possíveis soluções para enfrentar o problema da pobreza urbana, degradação ambiental e carência de serviços básicos: habitação, água, saneamento, energia, estradas, entre outros.

O texto deve ser redigido em 10 páginas, junto com uma introdução, de no máximo uma página em Português, Inglês, Espanhol, Francês ou Árabe, respondendo a três perguntas chaves:

  1. Quais são as maiores oportunidades e desafios para as pessoas que moram em sua cidade?
  2. O que precisaria ser feito para transformar a sua cidade no lugar de seus sonhos?
  3. Qual seria o seu papel, trabalhando junto com seus colegas, para construir a cidade de seus sonhos? (Tente ressaltar um ou dois aspectos que você tenha mencionado ao responder a pergunta 2)
O prêmio para o vencedor corresponde à quantia de 5 mil dólares e os outros que conseguirem destaque levarão para casa o equivalente a mil dólares. Se você se interessou, acesse a página da essay competition para se inscrever e saber mais sobre o concurso. Boa sorte!

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Ateliê usa sucata para educar

O Ateliê Arte e Vida utiliza a reciclagem como fonte de desenvolvimento comunitário.

Por Flávia Ferreira
Imagem- Evan de Paula

O Ateliê Arte e Vida funciona, desde Dezembro de 2007, no bairro de Jardim Alvorada, reaproveitando as sucatas doadas pela comunidade para confeccionar obras de arte. Os artesanatos são vendidos na própria confecção e o dinheiro arrecadado também serve para comprar materiais que não são reaproveitaveis. Neste processo, utilizam jornais, madeira, vidro, alimentos, pedra, enfeites e vários outros.

Atualmente, o tema abordado é o carnaval como resgate de uma cultura. Duas voluntárias, Vanderleia e Isabel, ajudam dando as oficinas de confecção de mascaras, as quais serão utilizadas, no dia 2 de Fevereiro, para um baile de Carnaval organizado pelo ateliê. Uma das idealizadoras do projeto, Mariângela Berrot, funcionária pública, concedeu uma entrevista ao Jovem Repórter para explicar mais sobre esse ponto cultural.

Como começou esse espaço?
- Eu e minha avó fomos a 'cabeça' de tudo isso, começamos na varanda da casa dela depois fomos para um local desocupado, voltamos para a varanda e agora estamos nessa espaço.

Como vê esse ateliê na vida das pessoas?
- Temos aqui muitos idosos que perderam seus cônjuges ou tiveram problemas sérios em suas vidas, eles utilizam esse espaço como uma terapia. Sabemos que para eles essa atividade ajuda a esquecer seus problemas. Além de desenvolver socialmente, não somente eles, mas todos envolvidos no processo.

Para você qual o significado de Arte?
- A arte é o melhor caminho para que as pessoas absorvam os ensinamentos, pois ela permeia melhor por nossas veias. Desperta nossa individualidade e expressão criativa


Qual o seu maior sonho?
- Nosso desejo é que cresça e que vá para o bairro todo, trabalhar com educação e saúde, trazer as pessoas para cá e poder falar sobre sexualidade, drogas,

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Jovens fazem a comunicação em Nova Iguaçu

Jovens da Escola Agência recebem homenagem no encontro Diálogos e Conexões
Por Tatiana Sant'Anna
Imagens - Bruno Marinho
Jovens da cidade de Nova Iguaçu, que trabalham na Escola Agência de Comunicação da Prefeitura, receberam homenagem da organizadora do evento Diálogos e Conexões, Maria Antônia, pelo trabalho feito no evento realizado na Universidade Iguaçu (UNIG). Os jovens fizeram a cobertura deste evento filmando, fotografando e trabalhando no apoio, para que tudo ocorresse perfeitamente e para que todos os acontecimentos fossem registrados.

Os jovens ficaram muito felizes pelo reconhecimento do trabalho árduo durante o projeto. Eles se dividiram em grupos para cobrir os acontecimentos, em todas as salas, que totalizavam cinco URG'S, entre elas Austin, Cabuçu, Miguel Couto, Vila de Cava, e outras. Cada URG buscava solucionar os problemas do seu Bairro, como saneamento, falta de cultura, comunicação, entre outros.

Para a agente comunicadora Flávia Ferreira, a Escola Agencia de Comunicação é importante para o aprimoramento pessoal e profissional, pois ensina técnicas que servirão tanto para um currículo profissional, quanto para a vida.

A Escola Agência de Comunicação fica na Avenida Nilo Peçanha - n° 480 - sala 203 - 2°andar - Centro de Nova Iguaçu.

Caravana Bairro-Escola

Bairro-Escola abre inscrições para seleção de atores
Recebemos o cartaz acima com um pedido de divulgação. O comunicado se refere as inscrições, abertas pelo programa Bairro-Escola, para selecionar e encaminhar atores para o mercado de trabalho. Aí está, pedido feito e aceito. Clique na imagem para ampliar.

Reunião avalia a I jornada Diálogos e Conexões

Comissão organizadora do Diálogos e Conexões se reúne para fazer balanço do encontro

Por Flávia Ferreira

Após a jornada Diálogos e Conexões, as APs (Agentes Pedagógicos) e a comissão organizadora do evento se reuniram, em duas reuniões, para fazer um balanço geral do que aconteceu nesses três dias de evento. Esses não serão os únicos encontros após a jornada, no decorrer de seis messes os envolvidos no Horário Integral se encontraram mais intensamente, a fim de ampliar a rede do Bairro-Escola e torná-lo mais eficiente para as crianças e para a comunidade.


sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

I Diálogos e Conexões vira uma grande teia de interação social

"Essa Jornada teve um tom revigorante. Nunca vi um povo tão empenhado em mudar sua historia.” (Ana Cecília - educadora e doutoranda da USP)

Por Flávia Ferreira

Embora os três dias de seminário tenham chegado ao fim, a jornada do Diálogos e Conexões continua nos seis meses seguintes, firmando redes entre URGs, atores sociais e bairros iguaçuanos que têm projetos de melhoria comunitária. No dia 24 de janeiro, os participantes divididos em grupo, puderam participar de dinâmicas para discutir os assuntos propostos nos dias anteriores. Ao fim da dinâmica, alguns grupos apresentaram suas propostas no auditório.

O Diálogos e Conexões formou uma teia de interação que teve como diferencial a participação mais ampla das escolas e da comunidades, contempladas ou não pelo programa, expondo os pontos positivos e negativos da sua localidade e, com isso, pôde-se firmar parcerias. Foi com essa idéia que Lucimar, coordenadora geral do E.M. Ivonete dos Santos Alves, expôs como problema a falta de locais recreativos para suas crianças, acrescentou que somente dois parceiros ajudam fielmente a escola e que, mesmo com as poucas parcerias, o projeto vem crescendo cada vez mais. Para ela, as crianças se tornaram mais vivas e concentradas após o Bairro-Escola, além de achar que esse encontro abriu um leque de oportunidades para Comendador Soares.

Ficou evidenciado nesses três dias de encontro, o potencial do município de Nova Iguaçu. Assim como Ana Cecília, educadora e doutoranda da USP, disse – tenho acompanhado com muito espírito essa cidade e o que vejo hoje é uma grande vontade de participar na mudança de sua realidade. Afirmou também que essa jornada teve um tom revigorante, pois nunca viu um povo tão empenhado em mudar sua história.

Vendo o sucesso desse encontro, Maria Antônia, coordenadora geral do Bairro-Escola, disse, emocionada, que se hoje o Bairro-Escola é o que é, foi devido a participação de todos, que não fecharam as portas para esse projeto.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

I Jornada Bairro-Escola Diálogos e Conexões

I Jornada visa fortalecer e incentivar a interação das redes existentes no Bairro-Escola.

por Flávia Ferreira
imagem- Leonardo Victor
Essa Jornada, que se estenderá do dia 22 até o dia 24 de janeiro foi marcada, em seu primeiro dia, pela descontração por parte dos palestrantes e participantes. Ao todo cerca de 300 pessoas, manha e tarde, marcaram presença na Universidade UNIG , local do encontro, afim de descrever suas experiências dentro do projeto Bairro-Escola. Essa jornada tem como finalidade principal, fortalecer as redes já existentes nos coletivos do Bairro-Escola e fazer com que essas interajam entre si e com os locais ainda não contemplados pelo programa.

Formou-se uma grande roda de Conversa, onde as pessoas relatavam tudo que aconteceu em sua participação dentro do projeto Bairro-Escola e como isso mudou a vida de seus integrantes e do bairro em que se localiza. Muitas Secretarias, parceiros e coordenadores estavam presentes na universidade, querendo relatar e mostrar seu trabalho dentro do BE.

A Diretora da E.M. Darcy Ribeiro, Rita, enfatiza o diferencial do projeto a liberdade de escolha - dentro do Bairro-Escola sou livre para pesar o que é melhor e escolher qual caminho seguir, não precisando esperar o término do ano, pois em qualquer período posso parar algo que não está dando certo e partir para outra. A Coordenadora Geral do Programa, Maria Antônia Goulart diz que a continuação desse programa é mérito único de seus integrantes - Nos motivamos a continuar, quando vemos a coragem de todos, que mesmo dando errado, prosseguem o caminho. E afirma ainda que só com a coragem de assumir e enfrentar o problema é que se constrói.

Os inscritos receberam uma bolsa contendo um um crachá de identificação do encontro, um folder, uma caneta e um caderno de anotação, o qual deverá ser usado nos demais dias, anotando o ocorrido para ser publicado no final da jornada.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Aniversário ferve Nova Iguaçu

Mc agita os 175 anos do município em Comendador Soares

Por Flávia Ferreira
Imagem- Eliane Mélo/PMNI

O Mc Buchecha marcou presença nesta quarta feira, dia 16 de janeiro, para comemorar os 175 anos da cidade de Nova Iguaçu. O cantor ferveu Comendador Soares com seu ritmo eletrizante e seu funk implacável. Desde seu ingresso no universo do funk Melody, Buchecha vem evoluindo cada vez mais, tendo entre suas conquistas os hits interpretados por Paula Toller e Adriana Calcanhoto, além de parcerias fechadas com Lulu Santos, Mc Sabrina, Mc Marcinho, entre outros.

A abertura do show foi feita pela Banda Geral, um grupo formado no bairro Esplanada, que agitou o público enquanto Buchecha não chegava. Também esteve presente o prefeito Lindberg Farias, que discursou minutos antes da apresentação do Mc.

A felicidade era visível nos olhos das fãs, que pareciam não acreditar no que estava acontecendo e, dentre elas, estava Tania Reis, deficiente física e fã desde criança do cantor.

-parece que estou sonhando, nunca imaginei poder vê-lo de pertinho, valeu toda a dificuldade que passei por ser cadeirante, porque só em estar perto dele já tenho forças para voltar para casa- disse a fã emocionada.

Não é a primeira vez que Buchecha vem ao município, ele já havia feito vários shows aqui, principalmente em Austin. Segundo ele, é sempre uma honra estar de volta, pois o povo sempre o recebe de braços abertos. Contou também, que mesmo com o falecimento do Mc Claudinho, seu parceiro na dupla, o público sempre o acolheu. Claudinho revelou que já se sente parte da cidade.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Show sertanejo agita a cidade

Zezé Di Camargo e Luciano é atração principal no Aniversário de Nova Iguaçu.

Por Flávia Ferreira

O aniversario de Nova Iguaçu teve como atração principal o show da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, que alegraram a platéia com o um repertório de músicas antigas e recentes. Foi montada, ao lado do pólo da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), uma gigantesca estrutura que comportou cerca de 30 mil pessoas. A abertura foi feita por duas bandas em ascensão, Viola de Coxa e Nó Cego, ao final, quem deu o ar da graça foi Fani, ex-partipante do Big Brother Brasil 7, que nasceu e foi criada em Nova Iguaçu.

A vinda da dupla à cidade foi uma antiga promessa de campanha do prefeito Lindberg Farias. Segundo ele, a importância do evento está em mostrar o crescimento continuo de Nova Iguaçu. Além das obras, o mais importante são os empreendimentos, ao todo são cerca de 1,5 bilhões em investimentos no município.

No evento, encontramos uma mistura de todas as faixas etárias, formando um público de fãs ou simpatizantes do estilo sertanejo. Dentre essas pessoas, descobrimos Elisabete Neves, que disse estar adorando o evento, não pela dupla, mas por ver que Nova Iguaçu está dando importância a seus moradores. Para ela, a cidade representa seu universo, pois foi onde nasceu, cresceu e onde aprendeu a superar todos seus obstáculos.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Estude no exterior

Intercâmbio: estudo, cultura e diversão

Por Tatianan Sant'Anna e Carolina Alcantara

Montagem- Flávia Ferreira

Você que sempre sonhou em estudar no exterior, em países como Estados Unidos, Nova Zelândia e Inglaterra, mas não sabe o que fazer, aproveite algumas dicas para que esse sonho se realize. Dependendo do país, é necessário adquirir o visto válido para o país em que se deseja viajar. Porém, nem todos necessitam de visto, como os nossos vizinhos Sul americanos.

Se você curte contato com a natureza e esportes pra lá de radicais, a Nova Zelândia é uma boa escolha. É conhecida por muitos como o país do “No stress”, pois as pessoas gastam suas energias com muita adrenalina. Além do custo de vida ser bem mais barato do que na Inglaterra, também é um dos países mais seguro do mundo, em que os policiais usam cães de caça em seus trabalhos. O país tem uma grande população de Kiwis (não é a fruta, mas sim, o nome dos nativos do país). A moeda é o dólar neozelandês, que equivale a 1,42 real no Brasil. Mas prepare-se se quiser estudar nesse país, pois são 15 horas de diferença de fuso horário. Para quem procura um ensino de excelência, a Inglaterra é o mais indicado. Afinal, quem nunca ouviu falar das Universidades de Cambridge e Oxford?

Para os baladeiros de plantão, não pode perder a vida noturna da cidade, que é bastante agitada. Com as sua mais variadas boates -os Pubs- que enriquecem a 'night' dos ingleses de formas mais exóticas. Já para aqueles que curtem apreciar celebridades mundiais – sejam vivas ou mortas – não pode esquecer de dar uma passadinha no Museu de Cera Madame Tussaud’s em Londres. No entanto, a comida é totalmente diferente da culinária brasileira. O prato mais popular do país e o “Fish & Chips”, ou seja Peixe com batatas fritas, que é embrulhado em um cone de jornal, vendido em milhares de fast-foods.

Para quem não conhece o país mais avançado e poderoso do mundo, é a hora de aproveitar as férias e fazer um “tour” pelos Estados Unidos da América. Aliás, estudar neste país é ter a oportunidade de conhecer diversas áreas que vão das indústrias ao entretenimento mundial. É estar próximo da vanguarda em qualquer área, incrementando o seu currículo de uma maneira única, também é uma forma de evoluir o seu inglês e sair do velho ”the book on the table”.

Se prepare para ter contato com as diferentes culturas, ambientes e civilizações, afinal essa viagem pode mudar sua vida. Aproveite a chance de adquirir novos conhecimentos e oportunidades únicas para o seu futuro, tanto profissional como pessoal.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Nova Iguaçu espetacular

Espetáculo teatral conta história da cidade.

Por Flávia Ferreira

Imagem- CCBEU

Neste Sábado, dia 12 de janeiro, acontecerá a estreia do espetaculo teatral, "De Iguassu velha a nova Iguaçu". Esse espetáculo pretende despertar nas pessoas recordações vividas em sua cidade, para que identifiquem nos depoimentos, de outros moradores, e na atuação dos atores, histórias parecidas ou iguais a suas.

O texto foi escrito pelo historiador, professor, pesquisador e membro do IPAHB (Instituto de pesquisas e Análises Históricas da Baixada) Ney Alberto de Barros e dirigido por Ribamar Ribeiro, premiado em festivais como o "Fenata- Festival Nacional de Teatro". Seu elenco conta ainda com a participação de Claudina Oliveira, Tiago Costa e Márcio Guedes.

O espetáculo ficará em cartaz durante todos os sábados e Domingos do mês e terá início sempre as 19h. Não perca tempo, dê uma passada no Sylvio Monteiro e confira, você pode encontrar uma história igual a sua.

Pré-vestibular abre inscrições

Universidade e prefeitura dão novas oportunidades para iguaçuanos

Texto e montagem por Bruno Marinho

O curso pré-vestibular Nova Iguaçu,(CPV-NI), abriu inscrições do 08 a 26 de janeiro de 2008 . São cerca 500 vagas oferecidas para estudantes que comprovem residência na cidade e estejam cursando a terceira série ou tenham concluído o ensino médio.

Os interessados devem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, e aos sábados, de 8h às 12h, nas Escolas Municipais Monteiro Lobato (Rua Professor Paris s/nº, no Centro) e Ruy Berçot de Mattos (Rua Okir 282, Bairro Jardim Alvorada), levando xerox da identidade, comprovante de escolaridade, comprovante de residência do próprio candidato ou parente próximo e duas fotos 3x4.

Em parceria com a prefeitura, a UFRJ lançou há três anos o pré-vestibular de Nova Iguaçu. Constitui-se, desta forma, um trabalho de integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão, cujo o principal objetivo é ampliar a possibilidade dos jovens de origem popular ingressarem no ensino superior, contribuindo na prática, para a democratização do acesso à universidade pública.

No Brasil, como a taxa de desemprego ainda está alta, um curso superior pode ajudar a abrir as portas de emprego ou a melhorar a condição em seu atual emprego. Aproveite esta oportunidade!

I encontro de Cineclubes da Baixada Fluminense

Baixada realiza encontro em comemoração ao aniversário dos Cineclubes brasileiros

Texto e montagem por Flávia Ferreira

Os Cineclubes do Brasil comemoram 80 anos de existência, então, pensando nisso, surgiu o primeiro encontro dos cineclubistas da Baixada, que acontecerá no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, no dia 12 de Janeiro. Estarão presente o Cineclube Ankito, Cineclube Buraco do Getúlio, Cineclube Mate com Angu, Cineclubes Participantes, Cineclube Vide o Verso, Cineclube Goteira, Cineclube Guandu e Cineclube Mofo. Marcarão presença também os representantes das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura da Baixada Fluminense.

Durante o encontro, as discussões estarão voltadas à atividade cineclubista na Baixada Fluminense, a qual desde sua retomada, no ano de 2002, vem tendo visível destaque na região, isso se dá pelos diversos cineclubes que atuam nas redondezas.

O evento conta como apoio da Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu, do Curso de Idiomas Brasas e é uma realização da Associação de Cineclubes do Rio e Janeiro (ASCINE-RJ). Esse encontro terá início às 1oh e término previsto para às 17h . Será oferecido, ao final dos debates, um coquetel para os participantes.

Dê uma passada na rua Getúlio Vargas, 51, no centro de Nova Iguaçu e marque presença nesse encontro cultural.

III corrida e caminhada pelos 175 anos da cidade


Atletas suam a camisa para comemorar aniversário do município

Por Flávia Ferreira
Imagem: Rio runners e planeta aventura


Já está quase na hora dos iguaçuanos suarem a camisa para comemorar os 175 anos da nossa cidade. Essa é a 3° edição da corrida em comemoração ao aniversário de Nova Iguaçu, que atrai cada vez mais participantes e atletas de alto nível competitivo. É o caso de Jorge Luiz de Souza, 46 anos, que é ex-campeão sul-americano de menores, categorias para os corredores entre 15 e 17 anos, e também ex-campeão brasileiro nos cinco mil metros. Hoje, ele integra a equipe Dinossauros que participa de corridas e maratonas em todo o país.

O evento acontece no dia 13, na Via Light, e os participantes poderão se inscrever tanto para a corrida (8km) como para a caminhada (4 km). As inscrições vão até o dia 12, podendo ser feita em cinco postos ou através do site da riorunners. É necessário pagar 10 reais no ato da inscrição. Os corredores receberão, no dia da corrida, uma bolsa com a camiseta do evento desportivo, que começarão a ser entregues às 6h30m. A largada acontecerá na Via light, na altura da Rua Luiz de Lima, no Centro, às 9h, com previsão de chegada para às 10h.



Premiações:

  • 1º colocado (masculino e feminino) de Nova Iguaçu;
  • para academias com maior número de inscritos;
  • para empresas e grupos mais numerosos
  • medalhas para todos os inscritos que completarem a prova.

Postos de inscrição:

  • Loja RD Artigos Esportivos- Rua Senador Vergueiro,237 loja B- Flamengo
  • Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro- Rua Luiz Barbosa,32, Vila Isabel
  • Loja Danopé Esportes- Av. Marechal Floriano Peixoto, 1.818- Centro de Nova Iguaçu
  • Loja Físico e Forma- Av. Governador Roberto Silveira, 540 Lj. 116/118- Nova Iguaçu
  • Vila Olímpica de Nova Iguaçu- Rua Luiz de Lima, 268- 2669-5744

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...